11/06/2018 08:53:00

Orquestra de Câmara do Vale do Aço

Músicos fazem terceiro ensaio aberto nesta segunda-feira (11), às 19h30



Afinar os instrumentos, definir as últimas músicas e preparar os arranjos. Estes são alguns dos preparativos que a Orquestra de Câmara do Vale do Aço fará no terceiro ensaio aberto ao público no Teatro do Centro Cultural Usiminas, na noite desta segunda-feira, 11, às 19h30.

Os músicos da orquestra, regidos pelo maestro Vinícius Saturnino Chaves, preparam um repertório especial para apresentar no Arraial do Instituto Cultural Usiminas na noite da quarta-feira (20), no Jardim Externo. O ensaio aberto tem duração de 2h e a entrada é gratuita.

Rodrigo Zeferino/Divulgação/ACS CCU


Maestro e músicos afinam instrumentos e detalhes
Vinícius Saturnino Chaves destaca as composições que a orquestra está ensaiando e que poderão ser apreciadas pelo público. “Neste período do ano sempre aproveitamos as noites de junho para homenagear compositores brasileiros nordestinos devido às tradicionais festas juninas.

Neste ensaio aberto, o público poderá acompanhar os últimos ajustes em composições de Zé Ramalho, Zeca Baleiro, Gal Costa, Djavan, Dominguinhos, Caetano Veloso, Lenine e Luiz Gonzaga, entre outros, para apresentarmos no Arraial do Instituto Cultural Usiminas”, explica o maestro.

O público também conhecerá a formação da orquestra e poderá entender um pouco mais sobre a linguagem da música clássica.

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, salienta que esta é mais uma oportunidade para o público se aproximar do universo artístico. “Esperamos que todos venham e aproveitem a oportunidade de conhecer este trabalho”, afirma.

Desde fevereiro de 2018 o Centro Cultural Usiminas abriga os ensaios da Orquestra de Câmara do Vale do Aço. Até o fim do ano, a Orquestra fará 76 ensaios nas dependências do Centro Cultural Usiminas, sendo que, uma vez por mês, um ensaio, sempre às segundas-feiras, é aberto ao público.

Além dos ensaios, a Orquestra apresenta durante o ano sete “Noites de Orquestra em 2018 – Série Música Instrumental”, parte do projeto do Plano Anual de Atividades do Instituto Usicultura, patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO:
Ensaio Aberto
Orquestra de Câmara do Vale do Aço
Segunda-feira (11) – 19h30
Teatro do Centro Cultural Usiminas
Classificação livre. Entrada franca.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário