13/04/2018 11:35:00

Pão e quadradinhos de chocolate e avelãs

Receitas fáceis, práticas e rápidas para fazer em casa



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O Pão Nutritivo vai muito bem com manteiga, geleia ou mel
Pão Nutritivo

INGREDIENTES:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo integral; 1 colher (chá) de sal; 7 gramas de fermento granulado seco instantâneo; 1 e 1/4 de xícara (chá) de água morna; farinha de trigo integral para polvilhar.

MODO DE PREPARO:
Pincele com óleo uma fôrma para pão grande ou média e reserve em local aquecido. Coloque a farinha numa tigela grande aquecida, acrescente o sal e o fermento. Misture bem. Faça um buraco no meio e acrescente a maior parte da água.

Misture primeiro com uma colher de pau e depois com as mãos, até obter uma massa macia, adicionando mais água se ficar muito dura. Coloque a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha e amasse até não grudar mais. Modele a massa até obter um retângulo e depois abra-a com a mão até que fique um pouco mais comprida e três vezes mais larga que o fundo da fôrma.

Coloque a massa com o lado mais estreito na sua frente. Dobre a parte superior sobre a central e a inferior sobre ambas. Vire a massa para que a emenda fique para baixo, e dobre as duas pontas para dentro. Coloque a massa na fôrma, apertando-a de encontro aos cantos para que fique com um bom formato.

Pincele levemente a parte superior com água e polvilhe com farinha. Cubra com filme plástico untado, ou coloque dentro de um saco plástico grande, untado, e deixe crescer em local aquecido por 30 minutos, até que a massa atinja a borda superior da fôrma.

Enquanto a massa cresce, aqueça o forno a 200º durante 20 minutos. Depois do tempo de crescimento, retire o filme plástico (ou o saco plástico) e leve o pão ao forno. Asse por 40 minutos.

Retire do forno, passe uma espátula em volta e desenforme. Coloque o pão novamente no forno, virado, de 5 a 10 minutos para dourar os lados e embaixo. Deixe esfriar bem antes de fatiar.

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Os quadradinhos de Chocolate e Avelãs sempre fazem sucesso
Quadradinhos de Chocolate e Avelãs

INGREDIENTES:
3/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo; 6 colheres (sopa) de manteiga ou margarina; 4 colheres (sopa) de glucose de milho (Karo); 1 pacote de bolacha tipo Maisena ou Maria esmigalhada; 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó; 1 xícara (chá) de avelãs picadas grosseiramente.

MODO DE PREPARO:
Forre uma fôrma pequena com papel alumínio, esticando bem sobre o fundo e os lados, apertando nos cantos. Coloque o açúcar, a manteiga e o Karo numa panela e aqueça em fogo brando até que a manteiga fique derretida e o açúcar dissolvido.

Retire do fogo, adicione a bolacha, o chocolate e as avelãs. Misture bem. Despeje a mistura na fôrma e alise bem a superfície com uma espátula. Espere esfriar e depois coloque na geladeira de 3 a 4 horas, até firmar. Ao servir, corte em quadrados e coloque em forminhas de papel.

Dica: Se quiser, substitua a bolacha por sobras de bolo. Se usar bolo de chocolate, use a metade do chocolate em pó indicado na receita. Variação: Substitua as avelãs por nozes, macadâmia ou castanha-do-Pará.

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Refogado Colorido de Carne

INGREDIENTES:
1 quilo de alcatra cortada em cubos; 2 xícaras (chá) de cenouras picadas; 1 xícara (chá) de cebola picada em pedaços grandes; 1 xícara (chá) de pimentão verde; 1 xícara (chá) de pimentão amarelo; 1 xícara (chá) de pimentão vermelho, todos picados em cubos grandes; 1 xícara (chá) de brócolis separados em buquês; 2 xícaras (chá) de vagens em pedaços; 3 pimentas americanas sem sementes e cortadas em pedaços grandes (opcional); 1/2 xícara (chá) de óleo; alho, sal e pimenta calabresa a gosto.

MODO DE PREPARO:
Cozinhe a cenoura, os brócolis e a vagem no vapor e “al dente”. Reserve. Numa panela de fundo largo, coloque o óleo e refogue alho picado até ficar ligeiramente dourado. Junte a carne picada e frite até que fique dourado por igual e forme uma crosta marrom na panela. Cuidado para não queimar.

Tempere com sal e pimenta calabresa a gosto. Junte a cebola, os pimentões e a pimenta americana. Mexa com colher de pau, raspando a crosta para dar sabor. Junte a cenoura, os brócolis e a vagem pré-cozidos. Mexa tudo e ponha um pouco de água quente. Não deve ficar com muito caldo.

Tampe para abafar a panela e deixe no fogo três minutos. Desligue e sirva a seguir. Dica: A pimenta calabresa tem sabor mais marcante que a pimenta-do-reino. Use preferencialmente carne de 1ª para preparar esta receita.

Para quem gosta, pode adicionar nesta receita quiabos inteiros e cozidos a vapor. Neste caso, adicione no momento final do cozimento e desligue o fogo.

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Vagens com Molho de Mostarda

INGREDIENTES:
350 gramas de vagens; 2 a 3 colheres (sopa) de maionese; 1 a 2 colheres (sopa) iogurte natural; 1 colher (chá) de suco de limão; meia colher (chá) de açúcar; 1 a 2 colheres (chá) de mostarda; páprica doce para decorar.

MODO DE PREPARO:
Cozinhe as vagens, coloque num escorredor e deixe sob água fria corrente. Coloque a maionese numa tigela, junte o iogurte, o suco de limão e o açúcar. Misture bem. Acrescente 1 colher (chá) de mostarda e misture.

Prove o molho e adicione mais mostarda, a gosto. Arrume as vagens numa travessa comprida e despeje o molho de mostarda sobre elas. Polvilhe com a páprica e deixe na geladeira durante 1 hora, antes de servir.


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