07/03/2018 15:15:00

Gastronomia fácil

Receitas práticas e rápidas para fazer em casa



GB Imagem


O Croquete Holandês é excelente também na hora da refeição principal
Croquete holandês (“Bitterballen”)

INGREDIENTES:
100 gramas de manteiga; 150 gramas de farinha de trigo; 700 ml de caldo de carne bovina; 30 gramas de cebola picada; 1 colher (sopa) de salsinha picada; 400 gramas de carne cozida picadinha ou passada no processador; sal e pimenta-do-reino a gosto; 2 pitadas de noz-moscada ralada.
- Para empanar: 50 gramas de farinha de trigo; 2 ovos batidos; 50 gramas de farinha de rosca; óleo para fritar.

MODO DE PREPARO:
Numa panela, derreta a manteiga, junte 150 gramas de farinha de trigo, aos poucos, misturando até formar uma pasta grossa. Lentamente, adicione o caldo de carne, misturando bem. Cozinhe por alguns minutos em fogo baixo. Durante o cozimento, junte a cebola, a salsa e a carne.

A mistura deverá engrossar e resultar em um molho bem espesso. Desligue o fogo, coloque numa tigela e conserve em geladeira até que solidifique. Depois de bem gelado, pegue uma colherada da massa e molde em formato de croquete, passe-os levemente em farinha de trigo, depois no ovo batido e finalmente na farinha de rosca.

Coloque os croquetes na geladeira enquanto aquece o óleo numa frigideira funda. Frite os croquetes um a um, até que fiquem dourados. Escorra-os em papel absorvente e sirva a seguir.

- Dica: Se preferir, prepare caldo de carne caseiro cozinhando acém ou paleta em panela de pressão com água temperada com cebola, alho, sal e cheiro verde. Use a carne cozida para preparar os croquetes.

////

GB Imagem


Sopa de Ervilha e Calabresa é opção de prato único, mas pode ser servida como entrada
Sopa de Ervilha e Calabresa

INGREDIENTES:
1 colher (sopa) de margarina; 1/2 cebola média picada; 2 dentes de alho socados; 200 gramas de linguiça calabresa fatiada; 500 gramas de ervilha seca; sal e pimenta-do-reino a gosto.

MODO DE PREPARO:
Lave a ervilha e deixe de molho em água fria durante 1 hora. Numa panela grande, refogue a cebola e o alho na margarina até que a cebola murche. Acrescente a ervilha e 2 litros de água fria.

Tempere com sal e pimenta-do-reino e a salsinha. Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Se precisar, vá juntando mais água quente.

Enquanto a ervilha cozinha, numa frigideira, frite a linguiça calabresa. Quando a ervilha estiver cozida, junte a linguiça frita e cozinhe mais um pouco para encorpar o caldo. Sirva a seguir.

Variação: Se quiser, antes de juntar a calabresa frita, bata a ervilha cozinha no liquidificador e volte o creme ao fogo adicionando à calabresa. Também pode juntar legumes diversos quando cozinhar a ervilha.

////

Suflê Doce

INGREDIENTES:
4 claras batidas em neve firme com 1 pitada de sal; 4 colheres (sopa) de geleia de morango; 4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro; manteiga ou margarina; farinha de trigo; sal.


MODO DE PREPARO:
Unte uma fôrma refratária com manteiga ou margarina. A seguir, polvilhe com farinha de trigo. Reserve. Passe a geleia de morango na peneira. A seguir, misture a geleia peneirada com o açúcar, mexendo bem. Junte as claras em neve com uma pitada de sal.

Misture delicadamente. Despeje a mistura na fôrma e leve ao forno brando, previamente aquecido. Asse até que o suflê fique seco por fora. Retire do forno e sirva imediatamente. Dica: Substitua a geleia de morango por outra de sua preferência.

////

Mortadela à Milanesa

INGREDIENTES:
4 fatias de mortadela cortadas não muito finas; 3 ovos batidos temperados com sal a gosto; farinha de trigo, farinha de rosca; óleo para fritar.

MODO DE PREPARO:
Passe as fatias de mortadela em farinha de trigo, depois nos ovos batidos e, por último, na farinha de rosca. Frite em óleo quente até ficarem douradas. Escorra em papel absorvente e sirva a seguir. Simples e muito saboroso! Mas vale sempre aquela dica: prefira mortadela de boa qualidade.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário