07/02/2018 17:20:00

Ipatinga registra 222,2 mm de chuva em seis dias

Estudos meteorológicos apontam para redução da chuva e estiagem na região a partir desta quinta-feira



Alex Ferreira

Acumulado da chuva fez transbordar a lagoa do Parque Ipanema, situação que não era vista há alguns anos


Em seis dias o acumulado da chuva atingiu 222,2 milímetros em Ipatinga. É o que mostram dados apurados pelo Diário do Aço junto a Estação da Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar e Meteorologia (RAMQAM) de Ipatinga localizada no bairro Cariru. O dia 4 de fevereiro, domingo, registrou o recorde de 88 mm, conforme os dados técnicos. Já nas 24 horas de terça-feira o acumulado chegou a 37,4 mm.

Nesta quarta-feira, como resultado do acumulado da chuva em Ipatinga a lagoa do Parque Ipanema transbordou e a água escoou pela pista de caminhada na parte baixa do parque. A cheia não era vista há alguns anos, em função da estiagem que assola a região.

Estiagem

Na antevéspera do Carnaval, entretanto, a previsão é de redução do período chuvoso no Vale do Aço. Conforme o Centro De Previsão De Tempo E Estudos Climáticos (Cpetec) para esta quinta-feira a previsão é de sol pela manhã e ocorrência de pancadas de chuva a partir da tarde. Para sexta-feira, sábado e domingo o tempo fica entre parcialmente nublado a nublado, mas com pouca possibilidade de chuva significativa.



Preocupação com enchente

Nesta quarta-feira havia preocupação da Gerência de Prevenção de Riscos e Defesa Civil de Coronel Fabriciano com a cheia do rio Piracicaba. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) enviou alerta sobre a possibilidade de inundações às margens do rio Piracicaba. Nesta quarta-feira o nível do rio atingiu 5,92 metros, segundo a estação fluviométrica Mário de Carvalho, perto do nível de transbordamento de 6,20 metros.

Havia apreensão também por parte dos moradores do distrito de Cachoeira do Vale, em Timóteo. Com a possibilidade da abertura de novas comportas na barragem da Usina Hidrelétrica de Sá Carvalho, o rio Piracicaba poderia transbordar de quarta-feira para esta quinta-feira e inundar casas na rua João Pedreiro, a via que fica mais próxima do curso d’água.


Ipatinga registra 222,2 mm de chuva em seis dias



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário