07/02/2018 15:15:00

Cine Belas Artes exibe documentário

Filme celebra vida e obra da mineira Maria Helena Andrés, de 95 anos



Ascom Cultura MG


Maria Helena Andrés e o prêmio da ABCA
Realizado pelo Instituto Maria Helena Andrés e o Laboratório Innovatio da EBA/UFMG, o documentário Maria Helena Andrés – Arte e Transcendência, que conta com recursos do Fundo Estadual de Cultura, apresenta as múltiplas facetas da artista, como os trabalhos voltados para a escrita e os desenvolvidos como educadora e blogueira.

Durante a carreira, Maria experimentou linguagens como a pintura, desenho, gravura, colagem, escultura e fotografia, e recebeu inúmeros prêmios e homenagens, entre elas a concedida pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) por sua trajetória artística. O filme vai estrear no dia 17 de fevereiro, às 11h, no Cine Belas Artes, em Belo Horizonte.

Dirigido pelo professor Evandro Lemos da Cunha e co-dirigido por Danilo Vilaça, o documentário contou com a participação de vários colaboradores, constituindo uma construção de múltiplos olhares.

Ascom Cultura MG


Uma das obras da artista Maria Helena
Para Marília Andrés Ribeiro, presidente do Instituto Maria Helena Andrés e filha da artista, o filme é uma importante homenagem a uma das figuras mais significativas do meio artístico do país.

“O documentário é uma justa celebração e ganha ainda muito mais força pelo fato de ela estar presente e poder vivenciar a importância e o impacto de seu trabalho.

Estou muito feliz por podermos registrar esta trajetória artística que dura cerca de 70 anos e que foi fundamental para o estabelecimento de certos movimentos no Brasil, como o movimento construtivo nos anos 50”, explica Marília.

A artista também se dedicou à educação artística e publicou vários livros de reflexão sobre arte, educação, filosofia oriental e intercâmbios culturais entre o Brasil e a Índia.

Atualmente, Maria Helena Andrés escreve semanalmente dois blogs sobre arte, artistas, patrimônio cultural, ecologia, ioga e a vida em família (Minha Vida de Artista e Memórias e Viagens), que podem ser acessados no site mariahelenaandres.blogspot.com.br.

SERVIÇO:
Estreia do documentário
Maria Helena Andrés – Arte e Transcendência
Cine Belas Artes
Rua Gonçalves Dias, 1581 – Lourdes
Belo Horizonte
Dia 17 de fevereiro – 11h
Entrada Gratuita


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário