04/02/2018 12:31:00

Japan Festival Rio Matsuri

O evento será de 9 a 11 de março, no Riocentro, e os ingressos já estão à venda



Em março, o Riocentro vai se transformar na terra do Sol Nascente. Pela primeira vez, a cidade do Rio de Janeiro receberá o Japan Festival Rio Matsuri, evento de cultura japonesa que acontece em diversas cidades do país, principalmente nos estados de São Paulo e Paraná.

Cariocas e turistas terão a chance de conhecer e vivenciar um pouco da cultura milenar, entre os dias 9 e 11 de março.

Divulgação/Ivan Amorim


A tradicional cultura japonesa será mostrada no Matsuri Ri
A expectativa é que mais de 50 mil pessoas passem pelo Riocentro nos três dias de evento. Serão cerca de 100 estandes de diversos segmentos, como gastronomia, exposições, workshops, espaços para cultura pop japonesa e infantil, além de concurso de cosplayers e miss nikkey.

Quem quiser entrar no clima do evento poderá adquirir produtos típicos e tradicionais como um Happi (quimono). Os ingressos estão à venda no site www.ingresse.com/.

O festival integra o calendário de eventos comemorativos dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, celebrado em 2018. O Brasil tem a maior comunidade japonesa fora do Japão, cerca de 1,5 milhão de nikkeys – japoneses e seus descentes – morando em terra brasileira.

No Rio de Janeiro, de acordo com o IBGE, são cerca de 60 mil japoneses e descendentes.

Quando o assunto é gastronomia, os japoneses são mestres. No Matsuri Rio, o chef Shin Koike, do restaurante Shin, fará um workshop com os sabores típicos do Japão. Shin é Embaixador da Difusão de Culinária Japonesa, título dado pelo Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão.

Além da culinária, haverá ainda shows musicais, danças folclóricas, taikô, artes marciais, cerimônia do chá, exposições de fotografias, bonsai, ikebana e artes plásticas, e workshops de mangá, origami e kirigami.

A cultura pop japonesa também estará presente com animês e games. Para os pequenos, haverá diversas atrações gratuitas, além de um espaço dedicado a atividades infantis tradicionais, o Espaço Kumon.

A decoração também será uma atração à parte. Os 22 mil m² do pavilhão 4 – maior do Riocentro - serão decorados com enfeites tipicamente japoneses, como tanabatas e chouchins.

Haverá ainda o tori – tradicional portal japonês – e tanzakus, que são papeis coloridos em que são escritos desejos e mensagens aos deuses fixados em bambus.

SERVIÇO:
Festival do Japão – Rio Matsuri.
De 9 a 11 de março
Riocentro – Pavilhão 4
Avenida Salvador Allende, 6.555 - Barra da Tijuca.
Classificação etária: livre
Mais informações: http://riocentro.com.br/


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário