11/01/2018 17:53:00

Iniciada construção da nova unidade de saúde do Bom Jardim

UBS será dotada de três equipes de Estratégia Saúde da Família, quatro consultórios multiprofissionais e seis odontológicos, atendendo cerca de 10.500 munícipes



Secom/ PMI


UBS será dotada de três equipes de Estratégia Saúde da Família, quatro consultórios multiprofissionais e seis odontológicos, atendendo cerca de 10.500 munícipes
O prefeito Sebastião Quintão assinou, nesta quinta-feira (11), a ordem de serviço para início de construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Bom Jardim. A cerimônia realizada nas dependências da futura Unidade, situada na Avenida das Flores, nº 1.411, contou com a presença de dezenas de servidores das Secretarias Municipais de Saúde e de Obras, além de vereadores, de profissionais da construtora responsável pela execução da obra e moradores da comunidade.

A nova Unidade de Saúde do Bom Jardim será a 15ª do município de porte III, com estrutura física diferenciada e capacidade de atendimento de cerca de 10.500 munícipes. Os recursos para a obra são de R$ 1.914.299,85, provenientes do próprio município e de convênio com a Secretaria de Estado da Saúde.

Em seu discurso, o prefeito Sebastião Quintão destacou que a nova Unidade trará mais conforto à população local, gerando oferta de serviços que promovem cuidados com a saúde. “Saúde curativa é necessária, mas a saúde boa é a preventiva. Com essa obra, nós estamos fortalecendo o serviço primário, que é a porta de entrada para os cuidados da saúde do cidadão, das famílias. Nós estamos empenhados em colocar o município em ordem, para assegurar que o nosso povo tenha acesso aos direitos essenciais preconizados na Constituição Federal, especialmente a população mais carente”, disse.

Situada numa área total de 720 m², a Unidade ocupará um espaço de 561,15 m² e vai abrigar três equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). Cada equipe será constituída de um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e no mínimo seis Agentes Comunitários de Saúde.

Em entrevista, a secretária Adjunta de Saúde, Claudiana Azevedo, explicou que “com a nova construção, mais profissionais serão contratados. O trabalho da Secretaria de Saúde será reorganizar todo o contingente populacional com o intuito de minimizar o tempo de espera do cidadão e gerar mais qualidade na assistência ao usuário. Nós queremos construir um serviço público mais próximo e resolutivo para a comunidade”, explicou.

Estrutura

No interior da Unidade, os usuários terão acesso a quatro consultórios multiprofissionais e seis consultórios odontológicos, além de duas salas para atendimento na especialidade de Ginecologia.

Com rampas de acesso para pacientes portadores de deficiência na área da recepção e também banheiros, o novo posto de Saúde terá ainda uma farmácia, salas de triagem, coleta, curativo, vacinação e cuidados básicos. Outro diferencial será a sala de reuniões para treinamentos, além de copa e cozinha para os servidores, assim como sala de expurgo, esterilização, administração e sanitários.

Morador do bairro Bom Jardim há 52 anos, ‘seu’ Darcy Monteiro de Souza comemorou o início das obras relembrando que este era um antigo anseio da população. “Essa ação do prefeito vai trazer muitos benefícios para a nossa comunidade, porque a saúde é a grande necessidade do nosso povo. Nós estamos muito felizes com essa realização. Muito em breve nós teremos um melhor atendimento no nosso bairro, que é maior que muita cidade no Estado”, comparou.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário