04/01/2018 06:04:00

Paróquia São Sebastião completa 70 anos de instalação

Em 15 de agosto de 1948, a Paróquia São Sebastião foi instalada por ofício do então Arcebispo Dom Helvécio, que empossou os Missionários Redentoristas na direção dos serviços pastorais




A Paróquia São Sebastião, no Centro de Coronel Fabriciano foi a primeira instituição religiosa fundada no Vale do Aço e completa em 2018 seus 70 anos de criação. São contados, também, 70 anos de atuação dos Missionários Redentoristas, no serviço de evangelização do Vale do Aço.

Em 15 de agosto de 1948, a Paróquia São Sebastião foi instalada por ofício do então Arcebispo Dom Helvécio, que empossou os Missionários Redentoristas na direção dos serviços pastorais da nova instituição, padre José Gonçalves da Costa como pároco e padre André Van Der Arendt como auxiliar. As informações são do historiador Amir José de Melo.

Para registrar o jubileu, o vereador Marcos da Luz (PT) apresentou esta semana, no primeiro dia útil do ano (quarta-3), o Projeto de Resolução nº 989/2018, de sua autoria, que prevê a realização de uma sessão solene e a concessão de Honra ao Mérito em comemoração aos 70 anos de instalação da Paróquia São Sebastião.

A homenagem será feita em data a ser agendada junto a nova mesa diretora do Legislativo, ficando autorizada a transferência provisória da sede da Câmara Municipal para realização da solenidade. Porém, as comemorações tem início já neste mês em que se festeja o padroeiro São Sebastião, com novenas, procissão e a missa concelebrada dia 20 de janeiro.

“Ao celebrar os 70 anos da Paróquia São Sebastião, presença viva dos Redentoristas evangelizando o Vale do Aço, queremos neste tempo festejar os passos que foram dados e planejar novos caminhos”, escreveu o padre José Cláudio em sua coluna “A Voz do Pároco”.

Etimologia

O Direito Canônico define Paróquia como “a comunidade dos fiéis submetida a um presbítero (padre), que recebe o título de pároco” ou “o território sobre o qual se estende a jurisdição do pároco”. Em resumo, Paróquia seria um termo para designar as pessoas que residem numa determinada região e que estariam sob a competência ou responsabilidade do padre da igreja mais próxima.

Utilizado desde os tempos mais antigos, o termo Paróquia aparece nos escritos dos Santos Padres da Igreja e nos cânones promulgados pelos Concílios. O sentido original advém do grego pará-oikía, que significa “segunda residência”. Quer dizer, a paróquia seria a segunda casa do fiel católico neste mundo.

Divulgação

Matriz de São Sebastião, no Centro de Coronel Fabriciano



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Comentários

José Carlos Mendes

05 de Janeiro, 2018 | 08:52
A Assembléia de Deus também está de parabéns e comemora este ano 70 anos de fundação de seu primeiro templo próprio em 1948 na Rua Albert Scharlet.

Roberto Antunes

04 de Janeiro, 2018 | 15:56
Um dos marco do início história de Coronel Fabriciano. Belo cartão postal da cidade
Envie o seu Comentário