28/12/2017 16:58:00

Borsch e Pierogi são novidades

Receitas práticas e fáceis para preparar em casa



GB Imagem


Borsch é prato da cozinha russa, preparado à base de beterraba
Borsch

INGREDIENTES:
6 beterrabas médias descascadas; 2 cenouras médias descascadas; 1 talo de salsão; 3 colheres (sopa) de azeite de oliva; 2 litros de água; 200 gramas de toucinho defumado; 750 gramas de carne em um só pedaço (coxão duro ou músculo); 1 lata de purê de tomate; 1 folha de louro; suco de 1 limão médio; 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco; 2 xícaras (chá) de repolho ralado (opcional); cebolinha picada a gosto.

MODO DE PREPARO:
Corte 4 beterrabas e as cenouras em tiras e o salsão em fatias. Aqueça o azeite e acrescente os legumes picados refogando-os de leve. Junte a água, a carne, o toucinho defumado, o louro, o purê de tomates, sal e cebolinha.

Tampe a panela e deixe cozinhar até a carne ficar macia – cerca de 1 1/2 hora. Tire a carne do caldo, corte em fatias, ponha na sopeira e reserve. Coloque o caldo no liquidificador e bata bem. Volte o caldo à panela, acrescente o repolho (opcional) e cozinhe por mais 10 minutos.

Rale as 2 beterrabas que sobraram e retire o suco, ou passe na centrífuga. Junte o suco de limão ao suco de beterraba obtido e junte a mistura ao caldo quente. Tempere com pimenta-do-reino moída na hora e coloque na sopeira.

Sirva acompanhado pelo creme de leite colocado em molheira em separado. Dica: Não use panela de pressão no preparo desta receita. Fica bem mais saboroso preparado de véspera e aquecido na hora de servir. Vai muito bem acompanhada de pães diversos ou torradas.

////

GB Imagem


O Pierogi chegou ao Brasil na bagagem dos imigrantes poloneses
Pierogi

INGREDIENTES:
1 quilo de farinha de trigo; 3 ovos; 3 colheres (sopa) de azeite; sal a gosto; água fria até dar ponto de massa de abrir com rolo.
Recheio: 1 quilo de ricota; 1 quilo de batatas; 3 colheres (sopa) de requeijão; sal a gosto; cheiro verde picadinho a gosto. Cozinhe as batatas com casca. Retire as cascas e amasse-as ainda quentes. Junte a ricota amassada, o requeijão e misture bem até a consistência de creme. Coloque o sal e o cheiro verde. Misture bem e reserve.

MODO DE PREPARO:
Numa bacia grande, coloque os ovos, a farinha de trigo e o azeite. Misture bem. Acrescente água fria, aos poucos, até obter ponto de massa de pastel. Abra a massa com o rolo em espessura média, não muito fino.

Corte com a borda de um copo, recheie a massa, dobre ao meio e feche usando um garfo para amassar e fechar bem as bordas. Numa panela, ferva aproximadamente 2 litros de água e cozinhe o Pierogi, colocando poucos de cada vez, durante aproximadamente 5 minutos.

Escorra os “pasteizinhos” e transfira para travessa, mantendo aquecidos até o momento de servir. Sugestões: O Pierogi pode ser servido acompanhado pelo molho tradicional feito com cebola frita na manteiga até que fique ligeiramente amarronzada.

Faça isso em fogo baixo para não queimar a manteiga. Regue o Pierogi com o molho. Ou sirva com Molho ao Sugo; Molho Branco e queijo ralado; ou alho frito em azeite.

////

Arroz à Grega Gratinado

INGREDIENTES:
3 xícaras (chá) de arroz cozido; 400 gramas de requeijão cremoso; 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado; 1 xícara (chá) de ervilhas congeladas; 1 lata de milho verde escorrido; 3 tomates sem sementes picados; 1 pimentão vermelho picado em quadradinhos; 1 cenoura cortada em cubos; 1 cebola média picada; 2 dentes de alho espremidos; 2 colheres (sopa) de óleo; 1/2 xícara (chá) de água; sal e pimenta-do-reino a gosto.

MODO DE PREPARO:
Numa panela, aqueça o óleo, refogue a cebola, o alho. Junte a cenoura, o tomate, o pimentão, a água, sal e pimenta-do-reino a gosto. Cozinhe em fogo baixo até a cenoura ficar macia.

Adicione os ingredientes restantes, reservando metade do queijo parmesão. Coloque o arroz em um refratário. Polvilhe com o restante do queijo ralado e leve ao forno até derreter o queijo e dourar levemente. Sirva a seguir.

////

Manjar de Coco com Calda de Pitanga

INGREDIENTES:
1 xícara (chá) de coco fresco ralado; 300 ml de leite de coco; 2 xícaras (chá) de leite; 1 lata de leite condensado; 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco; 1/2 xícara (chá) de amido de milho.

MODO DE PREPARO:
Misture os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Transfira para uma forma de buraco no meio levemente untada com óleo e passada na água fria. Quando esfriar, leve à geladeira até o dia seguinte.

Calda: 400 gramas de polpa de pitanga congelada; 4 colheres (sopa) de açúcar; 1/2 xícara (chá) de água; 1/2 colher (sopa) de fécula de batata. Preparo: Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre até ferver. Conserve em geladeira. Desenforme o manjar, cubra com a calda de pitanga e sirva a seguir.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário