21/09/2017 16:38:00

Estágio é estratégico para empresas

Sebastião Alvino Colomarte



Muito se tem falado sobre a importância da atividade de estágios para estudantes. Está comprovado que essa prática é imprescindível para a qualificação do futuro profissional, pois nada a substitui para complementação dos ensinamentos teóricos aprendidos nos bancos escolares. Por outro lado, muitas empresas aproveitam a oportunidade de contratar e manter estagiários em seus quadros visando o aprimoramento de seus processos produtivos, gerando competitividade e mais receita.

O professor Jorge Solivellas Perello destaca em sua obra “Pedagogia do Estágio” que quanto maior a prática (o estágio) o futuro profissional estará mais habilitado ao exercício de sua profissional. Nesse sentido, a atividade de estágio torna-se uma oportunidade única que possibilita a troca de experiências entre os funcionários da empresa e o estudante, abrindo assim um canal para absorção de novas ideias e estratégias. E isso é bem-visto pelas organizações.

Assim ao receber a oportunidade de levar ideias inovadoras, o estagiário pode propiciar oxigenação para que a organização acompanhe as novidades de um mercado altamente competitivo. Valorizar e investir em seus profissionais experientes é a prioridade de qualquer gestor, mas é necessário estar atento às novidades. Ao investir no potencial do estagiário, a empresa pode ter uma excelente ferramenta para atualização de seus métodos, principalmente as de micro, pequeno e médio portes.

Ao implantar um programa de estágio para estudante, a empresa tem a vantagem ainda de antecipar a formação de futuros colabores dentro de sua filosofia e necessidades, descobrindo novos talentos e formando um quadro qualificado de recursos humanos.

Outra vantagem é que os estagiários acabam induzindo a formação de um ambiente de renovação e oxigenação permanente, proporcionando um eficiente instrumento para o acompanhamento de avanços tecnológicos e mercadológicos. Além disso, a atividade proporciona o cumprimento do papel social da empresa, colaborando para formar as novas gerações de profissionais que tanto o País tanto necessita.

Então, por que é bom contratar estagiário? Porque ao abrir as suas dependências, oferecendo pessoal para transmitir conhecimento prático e equipamentos – muitas vezes de alto valor -, a empresa está investindo em seu futuro. A história de carreira de sucesso de ex-estagiários pelo CIEE/MG mostra que não é tão raro assim descobrir uma joia bruta que, se bem lapidada, vai trazer alto valor agregado para a organização.

Com a expertise de mais de três décadas propiciando oportunidade de estágios a milhares de estudantes mineiros, o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) é um Agente de Integração facilitador desse processo. Nesses anos de trabalho, o nosso maior orgulho é termos identificado muitos empresários que utilizam da atividade para detectar futuros colaboradores que têm alavancado o crescimento do empreendimento, gerando competitividade e riqueza para seus empreendimentos.

*Professor e superintendente-executivo do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) e diretor da ACMinas



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário