19/07/2017 09:58:00

Novas estratégias em tempos de crise

Talia Jaoui



Divulgação

Crise é a principal palavra propagada nos meios de comunicação e nas conversas entre amigos e família. Este é um reflexo das dificuldades e transformações políticas e econômicas pelas quais o país passou e ainda atravessa nos últimos meses. Quando nós falamos em crise, pensamos imediatamente em um momento perigoso ou difícil, em desequilíbrio, em uma situação conflituosa e muita tensão. Imaginando “crise” em um âmbito nacional, esses sinônimos se amplificam, somando alguns como desemprego, aumento de preços, endividamento e falências.

Quando a crise nacional começa a ser preocupante para uma empresa, isto é imediatamente absorvido pelos seus colaboradores, e se manifesta em forma de comportamento. Como manter-se “minimamente” calmo sem esmorecer e funcional sem nervosismos, diante de tanta pressão?

Para que a estratégia da empresa seja executada de forma milimétrica em um momento de crise, existe a necessidade do foco na solução. A metodologia coaching colabora com este foco a partir dos desafios de se pensar em soluções diferentes. Faz parte da metodologia o questionamento sobre o “estado atual” (crise), apoiando a criação de novas opções e escolhas, com base na solução.

Este processo regula o comportamento do executivo diante da tensão de entregar resultados, mesmo mergulhado na crise. E, logicamente, quanto mais o executivo ou a empresa não investir em solucionar este momento difícil, mais estará perto do fundo do poço. Então, este é o momento de unir forças, reinventar os métodos e investir em saídas e parcerias para navegar nos mares perigosos da crise institucional pela qual o Brasil está passando.

Novas estratégias e respostas para problemas cotidianos são necessárias. Todos os funcionários e diretores devem estar envolvidos na busca desta solução. Eles devem remar na mesma direção e seguir a bússola que os levem para a sobrevivência e, posteriormente, ao sucesso do negócio. Um comportamento adequado em um momento difícil pode fazer toda a diferença quando se trata de decisões estratégicas.

* Master Coach Trainer, formada em Psicologia pela PUC-SP, fundadora da DHUMA T&D, autora dos livros “Quando! Quando… Quando?” e “A Revolução do Coaching”, coautora dos livros “A Elite do Coaching” vols. I e II. Atua também como palestrante comportamental.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário