01/06/2014 00:00:00

Cidade berço do Vale do Aço comemora 308 anos

Com goiabada gigante, Antônio Dias está em festa neste fim de semana




ANTONIO DIAS – Encerra-se neste domingo com um passeio ciclístico as atividades em comemoração aos 308 anos de Antônio Dias, considerada a cidade-berço do Vale do Aço. O município está em festa desde sexta-feira. Os organizadores decidiram, neste ano, colocar em destaque as tradições culturais e suas manifestações. Quem chega à cidade a encontra decorada com objetos feitos em palha do coqueiro indaiá. 



A história da cidade é longa, mas o resumo é que foi fundada no dia 1º de junho de 1706, pelo bandeirante Antônio Dias de Oliveira, o mesmo fundador da antiga Vila Rica (Ouro Preto), com o nome de Antônio Dias Abaixo, na localidade chamada de Arraial Velho, às margens do rio Piracicaba. Seu território abrangia uma vasta região na margem direita do Piracicaba e rio Doce, onde estão hoje os municípios de Coronel Fabriciano, Timóteo e Ipatinga.



Na festa de aniversário, no lugar do tradicional bolo de aniversário, foi servido à população, na noite de sexta-feira, uma goiabada de 308 quilos, peso alusivo à idade do município. A goiabada fabricada pela Serra Viva, com quase três metros de comprimento consumiu mais de 800 quilos de goiaba e levou mais de um dia para ser fabricada. 



A ideia do doce para a comemoração foi do diretor da Fábrica de Doces Serra Viva, Francisco Ataíde. Ele explica que a relação da goiabada com o aniversário da cidade vem de uma longa tradição familiar, desde o tempo que seu avô fabricava artesanalmente doces de goiaba, banana entre outras frutas para vender nas redondezas.



Chapéus

Outro símbolo da cidade, que está fortemente presente nas festividades, são os chapéus de palha e a palha do indaiá - matéria prima do chapéu – o artesanato foi amplamente utilizado na decoração da praça Ana Angélica, no Centro, onde é realizada uma feira de artesanato, diversas atividades culturais e shows. A presença marcante destes dois símbolos culturais de Antônio Dias nas comemorações, como a goiabada e o chapéu de palha, é para o prefeito José Carlos de Assis (Carlinhos), a valorização das tradições do município bem como o resgate das raízes culturais locais.



O prefeito, que completa quase um ano e meio de mandato, aproveitou o evento para anunciar que, após o saneamento das dívidas públicas, o município terá R$ 400 mil para obras de pavimentação e R$ 530 mil para investir na área da saúde. Também está em andamento uma negociação com Vale para a reforma do Casarão, antigo prédio tombado pela Lei Municipal do Patrimônio, projeto já noticiado pelo DIÁRIO DO AÇO.

 




Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário