28/06/2012 - 00h09
Duplicação da BR-381, no Vale do Aço, custará R$ 140 milhões
Técnicos do Dnit apresentaram detalhes do projeto para o trecho Norte da rodovia


Wôlmer Ezequiel
projeto dnit 381
Comitiva apresentou detalhes do projeto de adequação da BR-381 no auditório da PMI

IPATINGA – Uma audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (27), no auditório da Prefeitura de Ipatinga, serviu para apresentar em detalhes, o tão sonhado e reivindicado projeto de duplicação e adequação do trecho Norte da BR-381, ligando BH a Governador Valadares.

A apresentação ficou a cargo de técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A realização de audiências é a última exigência legal antes da licitação das obras, que poderá sair antes do fim de julho. Em Ipatinga, foram apresentados três lotes de um total de 10 previstos para a malha rodoviária.

No trecho de 162 quilômetros do entroncamento com a BR-116, em Governador Valadares, até o km 317, próximo ao acesso a Santa Maria de Itabira, a obra inclui além da construção de uma nova pista, a restauração da atual. O projeto total prevê a construção de 14 pontes, 4 túneis, 6 viadutos, passagens inferiores, passagens de gado e passarelas para pedestres.
 

“É como se a gente estivesse comemorando a reta final, a chegada desse empreendimento a sua fase definitiva. E estamos muito atrasados. O governo precisa acelerar para recuperar o tempo que foi gasto, tempo que a população já deveria estar com esse empreendimento funcionando”, afirma o diretor de Planejamento e Pesquisa do Dnit e coordenador geral de projetos, José Floriano Caixeta.

Lotes
Com extensão de 72,8 Km, o primeiro lote, inclui o trecho que vai de Governador Valadares até Belo Oriente. Já o segundo trecho, compreende o percurso até Jaguaraçu, com 60,2 km. O terceiro, por sua vez, alcança o Ribeirão Prainha, com 28,6 km, em Antônio Dias.

O custeio das obras correrá à conta do Orçamento Geral da União, a cargo do Dnit e incluído no Plano Plurianual de Investimentos. As obras orçadas dos trechos dos lotes I, II e III somam investimentos da ordem de R$ 796 milhões. Sobre a duração das execuções, os dois primeiros lotes têm prazo de dois anos. O terceiro, embora com distância menor, possui um percurso com oscilações montanhosas e por isso receberá obras de grande porte e prazo estimado em 36 meses.


Wôlmer Ezequiel
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De acordo com José Floriano Caixeta, as obras de duplicação da rodovia poderão, finalmente, ser contempladas

Vale do Aço
Parte do segundo lote abrange o trecho rodoviário que passa pela área urbana do Vale do Aço, numa extensão de 23 Km. O percurso ganhará oito intersecções em nível (cruzamento sem viaduto) e mais um em dois níveis. Um novo viaduto e uma nova passarela serão construídas. Ainda, duas pontes já existentes serão alargadas.

A duplicação da rodovia ocorrerá no primeiro perímetro do acesso à Cenibra até a entrada para o bairro Parque Caravelas, em Ipatinga. Após este trecho as seções transversais se estendem até a rua Imbuia, no bairro Horto e, da entrada para Timóteo até a intersecção para Jaguaraçu. No percurso, há predominância de declives com processos erosivos agravados pela ausência de vegetação. Com o alargamento das pistas, grande parte destas ocorrências será sanada por meio de terraplenagem.
 

Quanto às principais intervenções geométricas, rotatórias alongadas serão construídas no acesso à Ipaba de Santana do Paraíso, na chegada para o aterro sanitário, próximo ao bairro Parque Caravelas, e no acesso à Lagoa do Pau, em Jaguaraçu – que receberá também uma intersecção tipo trombeta, e um viaduto de acesso ao município. Pontes serão alargadas sobre o ribeirão Taquaraçu e ribeirão Onça Grande.
 

O custo total das obras da BR-381 no Vale do Aço está estimado em R$ 140.409.366,82. Toda a área em que o Dnit atua já foi cadastrada e um projeto de desapropriação nas áreas de alargamento, traçado. “Toda a área será desapropriada no valor justo. Nas áreas invadidas, o Dnit irá promover a realocação dos populares. O órgão está atuando desde já de forma humana, e com muito cuidado”, concluiu o representante do Dnit, José Caixeta.
 

O QUE JÁ FOI PUBLICADO

Duplicação da BR-381 prometida para 2015 - 05/07/2010

“É ver para crer!” - 14/06/2012

Investimentos em rodovias mineiras - 13/06/2012

 

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Repórter : Wesley Rodrigues (Estagiário)







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Ipatinguense
28/06/2012 - 21h32
Concordo plenamente com os comentários de CIDADÃO e cidadao_va. Infelizmente somos muito fáceis de sermos enganados. Há muitos anos esta novela sobre a duplicação da BR-381 (rodovia da morte) se arrasta, porque agora seria diferente? Neste ano de 2012, como teremos eleições municipais, esta falsa promessa vai dar votos para muitos oportunistas. Os nossos representantes políticos, aqueles que foram eleitos por nós como nossos legítimos representantes deveriam se impor mais e fazer com que esta promessa se torne realidade. O dinheiro que dizem que será liberado para as obras nada mais é que o produto de nossa altíssima carga tributária, ou seja, dinheiro oriundo do pagamento dos nossos impostos. As obras de duplicação podem até começar, mas, terem continuidade, aí é outra história. Sinceramente eu não acredito que esta obra será realizada, não estou sendo pessimista não, estou sendo realista. Tomara que eu esteja enganado em meu pensamento, tomar.


VILMA SILVA
28/06/2012 - 20h27
ESSA OBRA VAI ENCHER OS BOLSSOS DOS POLITICOS.QUE MARAVILHA.


LOCMAQUINAS EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUCAO LTDA
28/06/2012 - 12h22
Mais uma promessa... eu só acreditarei qua as máquinas começarem a trabalhar...


cidadao_va
28/06/2012 - 09h58
Isso tá parecendo aqueles contos de fadas, nós somos aquelas princesas esperando o príncipe montado em seu caminhão de asfalto passando na porta de nossa cidade. kkkkkk











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