Wôlmer Ezequiel

Na mobilização da tarde de ontem, a capela recebeu um abraço simbólico
DA REDAÇÃO - A restauração da precária Igreja São Vicente de Paulo, conhecida como igreja do Ipaneminha, tombada como patrimônio histórico de Ipatinga, ganhou força. O Ministério Público, por meio da curadoria de Patrimônio Histórico, acompanha de perto o caso. Interditada desde 18 de janeiro deste ano, por causa da queda do beiral, a igreja está caindo aos pedaços e carece de reformas urgentes.
Para isso, a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, por meio da Paróquia São Pedro, responsável pelo bem, iniciou uma campanha de sensibilização da sociedade, empresários e poder público. Como não dispõe da verba necessária para viabilizar as obras de restauração, a diocese aguarda a aprovação do projeto de restauração que já foi encaminhado para o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural.
De acordo com o administrador da Paróquia São Pedro, padre José Pinheiro, somente a partir desta aprovação é que será possível buscar recursos para viabilizar a obra, orçada em R$ 230 mil. O primeiro projeto estrutural foi elaborado com apoio da empresa de engenharia Costa.
Abraço
Na tarde de ontem, uma manifestação de apoio foi realizado na porta da igreja do Ipaneminha. Com o lema “Viva o Ipaneminha – Dinheiro não é tudo, memória gera vida” a campanha segue com apoio da comunidade que levou ao gramado da igreja faixas de apelo pela reforma do patrimônio. Ao final da ação um abraço simbólico foi feito na capela, ao som do hino de São Vicente e oração do Pai Nosso. A ação contou com a presença do promotor Walter Freitas; do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Luís Henrique Alves; padre Pinheiro; vereadores; congadeiros; estudantes e moradores do local.
Wôlmer Ezequiel

Walter Freitas frisa que a igreja é importante para a história do município
Projeto
Para acelerar o início da restauração, o promotor Walter Freitas, determinou um prazo de 15 dias para a entrega de um projeto contendo aspectos emergenciais a serem reparados. O pedido foi feito em reunião realizada na última semana, com o bispo da diocese, dom Odilon Guimarães e padre Pinheiro.
“Solicitei a apresentação num prazo de 15 dias de um projeto emergencial que contemple as necessidades mais graves, com o objetivo de não deixar a igreja cair. Solicitei também um cronograma de trabalho para acompanharmos a restauração. Em um segundo momento será necessário o projeto de restauração completa da capela”, explicou Walter Freitas.
Padre Pinheiro adiantou que o projeto de revitalização da capela já está pronto. Mas terá que passar por adequações conforme pedido pelo promotor. “O projeto está sendo elaborado pela arquiteta Kênia Alves e com apoio do IAB-MG (Instituto de Arquitetos de Minas Gerais)”, informou padre Pinheiro. O curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste também contribui com o projeto de revitalização.
Wôlmer Ezequiel

Durante o evento, sanfoneiro solitário toca em meio aos pedaços do beiral
Envolvimento
Walter Freitas estipulou o prazo para não precisar ajuizar uma Ação Civil Pública para obrigar a execução da reforma. “O MP pode eventualmente utilizar desse poder para obrigar os responsáveis a agir. Mas nesse encontro de hoje (ontem) percebemos o comprometimento de todas as partes em resolver o problema e acredito que isso não será necessário”, ressaltou.
O promotor frisou ainda a importância da igreja para a história do município. “Uma comunidade sem história não pode compreender o seu presente nem valorizar o futuro. A igreja é importante para todo o município. A união é de fundamental importância para esse bem. Acredito que com essa união de poder público, igreja e comunidade, será possível buscar cada vez mais parceiros para tornar essa restauração uma realidade”, frisou Walter Freitas.
Responsabilidade
O secretário municipal Luís Henrique Alves reforçou a responsabilidade da prefeitura para com a capela. “Estamos nos reunindo constantemente com a igreja e empresa responsável pelo projeto para discutir a restauração. O Conselho de Patrimônio vai trabalhar para acelerar a análise do projeto. Na próxima semana vamos nos reunir para avaliar as reestruturações no projeto que será entregue ao MP. A igreja também é responsabilidade nossa”, pontuou o secretário.
O QUE JÁ FOI PUBLICADO
Igreja do Ipaneminha pede socorro - 06/05/2012
Igreja do Ipaneminha é interditada - 19/01/2012
DIÁRIO DO AÇO NAS REDES SOCIAIS:
Curta o Diário do Aço no Facebook
ACOMPANHE O TWITTER