27/07/2010 - 22h00
Festa da música brasileira
7º Concerto de Inverno leva pérolas da música do Sudeste ao teatro do Usicultura


Grão Fotografia
CONCERTO DE INVERNO 2009
A cada edição o evento apresenta diferentes linhas musicais

IPATINGA – O tradicional Concerto de Inverno está de volta. A sétima edição do evento vai levar a alegria da música do Sudeste para o teatro do Usicultura, nesta quinta e sexta-feira (30), sempre às 20h.

Para entrar em cena, o Coro Fundação São Francisco Xavier buscou inspiração nos compositores da região Sudeste. Sob a regência do maestro Melquisedequi Rodrigues Araújo o coro apresenta um repertório descontraído, que levará a plateia a uma viagem emocionante.

Nesta edição o coro apresenta músicas consagradas nas vozes de Alcione, Milton Nascimento, Emílio Santiago, Samuel Rosa, Adoniran Barbosa, Caetano Veloso e vários outros.

Conta também com a participação especial de Arcanjo Pascoal interpretando “Rosa”, de sua autoria. Nesta edição o Concerto presta homenagem a Estação Primeira de Mangueira.

Regência
O maestro regente Melquisedequi Rodrigues Araújo iniciou seus estudos de música em 1978. Fundou em 1985 a Orquestra de Jazz do Vale do Aço; em 2000 o Coro Infanto-Juvenil Intendente Câmara e 2004 o Madrigal Exsultate Chorus.

Saúde
Além do Concerto de Inverno o coro realiza também o projeto “Doutores da Música”, com apresentações periódicas nas unidades do Hospital Márcio Cunha. Recentemente o projeto foi apresentado no hospital Madre Tereza, em Belo Horizonte.

A proposta do projeto é levar a música coral ao ambiente hospitalar. O objetivo é proporcionar momentos de descontração, bem como resgatar a autoestima dos pacientes e acompanhantes do hospital.

Patrocinado pela Usiminas, a Associação Coral Fundação São Francisco Xavier conta também com o apoio do governo federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 



Pesquisa de ritmos brasileiros

 

 

Com nove anos de atividades ininterruptas a Associação Coral Fundação São Francisco Xavier desenvolve um trabalho significativo no Vale do Aço. O "Concerto de Inverno" é realizado desde 2003 e tem como característica apresentar o melhor da Música Popular Brasileira, promovendo interação com o público.

Em sua primeira edição apresentou obras de Ary Barroso, comemorando 100 anos do nascimento do compositor. Nas edições seguintes, 2004, 2005 e 2006 apresentou pérolas de Milton Nascimento, Djavan, Lulu Santos e vários outros grandes compositores do cenário nacional. Desde 2007 o grupo viaja pelas regiões brasileiras.

Na quinta edição apresentou os ritmos vibrantes e contagiantes da região nordeste. No ano seguinte, 2008, visitou a região centro-oeste apresentando clássicos da música sertaneja de raiz, como “Cuitelinho”, “No Rancho Fundo”, “Chalana” e vários outros. As apresentações da sexta edição foram levadas também para o Teatro Brás Cubas, localizado na cidade de Santos.

Serviço

“Concerto de Inverno”
Local: teatro do Usicultura
Data: quinta e sexta-feira (30)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia-entrada)


 











ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que possam comprometer sua imagem. Seu email não será divulgado.


















OUTRAS NOTÍCIAS DO CADERNO CULTURA


ÚLTIMAS NOTÍCIAS