26 de setembro, de 2021 | 09:00

Pacientes com sequelas da covid-19 recebem tratamento gratuito no Vale do Aço

Divulgação
A Clínica de Fisioterapia do Unileste oferta tratamento gratuito para as pessoas que lutam para se livrar das sequelas da doençaA Clínica de Fisioterapia do Unileste oferta tratamento gratuito para as pessoas que lutam para se livrar das sequelas da doença


Tiago Araújo - Repórter do Diário do Aço

Milhares de pessoas mundo afora enfrentaram uma batalha após serem contaminadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) ou suas variantes. Muitas tiveram que ser internadas e até mesmo intubadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para conseguirem superar a covid-19. Até sábado (25), conforme divulgado pelo Ministério da Saúde, 21.327.616 pessoas foram contaminas, outros 593.663 brasileiros não resistiram e 20.326.408 são considerados recuperados. No entanto, mesmo após a alta hospitalar, essa luta ainda não acabou para alguns desses pacientes considerados “recuperados”, já que ainda convivem com sequelas causadas pela doença.

Para tratar de pacientes com sequelas da covid-19, foi criado o “Projeto de Atendimento Pós-Covid” pelo Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste). São oferecidos atendimentos gratuitos nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, nos campi de Coronel Fabriciano e Ipatinga.

Principais sequelas

A coordenadora do projeto, Carla de Aredes Brum Ribeiro, informou ao Diário do Aço as principais sequelas apresentadas pelos participantes do projeto. “A análise das inscrições revela que as principais queixas são depressão, ansiedade, distúrbios musculoesqueléticos, perda de memória, dispneia (falta de ar) e fraqueza muscular”, citou.

Divulgação
Carla Brum informou que, dentre as principais sequelas da covid-19, estão depressão, perda de memória, falta de ar e fraqueza muscular Carla Brum informou que, dentre as principais sequelas da covid-19, estão depressão, perda de memória, falta de ar e fraqueza muscular
Características

Conforme Carla Brum, as inscrições para o projeto tiveram início no dia 1º deste mês e, até o momento, 60 pessoas tiveram interesse em receber o atendimento pós-covid. “Os inscritos são na maioria mulheres, com faixa etária que varia de 8 a 88 anos. Além disso, boa parte dos participantes apresenta mais de uma sequela causada pela doença”, informou.

Atendimento

A coordenadora também explicou como funciona o atendimento dos interessados em participar do projeto gratuito. “Após realizarem a inscrição no site do Unileste, as equipes da faculdade fazem uma triagem para encaminhar o inscrito para o atendimento na área de Enfermagem, Psicologia ou Fisioterapia, com base na principal queixa relatada. Na primeira consulta será estabelecido um plano terapêutico com base na entrevista do paciente. Dessa forma, o tempo de tratamento irá variar muito, de acordo com as sequelas apresentadas pelo participante”.

Inscrições abertas

Apesar do projeto já ter começado, Carla Brum destacou que os interessados em participar ainda podem se inscrever. “Durante todo o semestre letivo, os interessados podem se inscrever pelo site unileste.catolica.edu.br, acessando em seguida a aba Extensão e Comunidade, Serviços à Comunidade e, por último, Atendimento Pós-Covid”.

Volta à rotina de exercícios deve ser com calma, aponta profissional


Divulgação
Wesley Silva destacou que, para as pessoas que desejam voltar a praticar corrida, o tempo indicado é de 8 a 10 minutos Wesley Silva destacou que, para as pessoas que desejam voltar a praticar corrida, o tempo indicado é de 8 a 10 minutos

Aquelas pessoas que tiveram covid-19 e precisaram deixar de lado os exercícios físicos por um tempo, devido ao agravamento do quadro de saúde e das sequelas causadas pela doença, devem ter cuidado quando voltarem para sua rotina de exercícios. É o que alerta o profissional de Educação Física Wesley Gonçalves Silva, que atua em Ipatinga.

Conforme o profissional, as pessoas que tiveram covid-19 e sentiram fraqueza muscular após a doença devem voltar de forma leve para sua rotina de exercícios, tendo um tempo mais curto de atividades. “O recomendado é que retome sua rotina de exercícios começando pela musculação, porque desse modo é possível ganhar força e resistência, de forma segura e saudável. Assim irá adquirir resistência muscular como a resistência cardiorrespiratória”, detalhou.

Já para voltar a praticar corrida, também é indicado um fortalecimento na musculação, segundo Wesley Gonçalves. “Desse jeito, reforçará tanto o coração como os músculos do corpo, tendões e articulações, preparando-os para aguentar o impacto que a corrida ocasionará no corpo em geral. Portanto, o tempo indicado para uma corrida inicial é de 8 a 10 minutos, com intensidade leve a moderada, podendo ter como descanso ativo uma caminhada leve”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário