25 de setembro, de 2021 | 13:00

Governo anuncia programa para acelerar atendimento de cirurgias eletivas acumuladas durante a pandemia

Cristiano Machado/Imprensa MG
Secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, pleiteou ao Ministério da Saúde a manutenção de mais de 860 leitos de CTI pós-covidSecretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, pleiteou ao Ministério da Saúde a manutenção de mais de 860 leitos de CTI pós-covid


O governo de Minas Gerais pretende lançar um programa para desafogar a fila de cirurgias eletivas que não puderam ser realizadas nos períodos mais críticos de transmissão do coronavírus. Conforme o balanço do governo, há mais de 100 dias o número de casos, internações e óbitos por causa da covid tem caído de forma sistemática. O próximo desafio é colocar o sistema de saúde em dia. “As cirurgias eletivas ficaram represadas desde o início da pandemia. São milhares de pessoas aguardando por uma cirurgia. E essa UBS vem para complementar, pois muitas pessoas que poderiam ter o seu problema resolvido numa unidade básica de saúde acabam sobrecarregando um hospital”, explicou governador Romeu Zema na sexta-feira (24).

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, explicou que pleiteou junto ao Ministério da Saúde, há cerca de um mês, a manutenção de mais de 860 leitos de CTI pós-covid para que o legado permaneça em Minas Gerais.
“Na próxima quarta-feira volto a Brasília para cobrar um posicionamento do Ministério da Saúde para que a gente possa deixar uma estrutura muito mais robusta, especialmente de terapia intensiva e, como o governador falou, lançaremos no mês que vem um grande programa de incentivo de cirurgias. São mais de 300 mil cirurgias que o estado tem hoje na fila e queremos fazer dois anos em um para recuperar esse tempo perdido durante a pandemia”, disse.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário