Expo Usipa 2024 02 - 728x90

24 de setembro, de 2021 | 17:55

Coleta seletiva de Santana do Paraíso será ampliada com apoio do Ministério Público

Divulgação
Promotor Rafael Pureza, juntamente com representantes do Legislativo e Executivo de Ipatinga, visita usina de reciclagem que se tornou modelo em MinasPromotor Rafael Pureza, juntamente com representantes do Legislativo e Executivo de Ipatinga, visita usina de reciclagem que se tornou modelo em Minas

Atualmente, 70% da área urbana de Santana do Paraíso é coberta pela coleta seletiva realizada pela administração pública, em parceria com a Associação de Catadores de Recicláveis de Santana do Paraíso (ACASP). Em breve, o município poderá garantir 100% da cobertura urbana e estender a coleta seletiva também para as áreas rurais, informou o Executivo.

Tudo isso graças ao apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), conforme anúncio feito pelo promotor de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo Rafael Pureza, da 9ª Promotoria de Justiça em Ipatinga, em visita realizada à usina do Centro de Reciclagem de Santana do Paraíso, na quarta-feira (22), na companhia do prefeito Bruno Morato, do vice, Oliveirinha, e de outros representantes do governo municipal.

Também acompanharam a visita três vereadores de Ipatinga, Fernando Ratzke, Professora Mariene e Wellington da Floricultura, além da diretora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Ipatinga, Fernanda de Brito Freitas, com o objetivo de conhecerem de perto como funciona a usina de reciclagem e o trabalho de coleta seletiva de Paraíso. Na sequência, eles conheceram a Horta Municipal, de onde são recolhidos alimentos que são destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Esta é a segunda vez que o projeto de reciclagem de Santana do Paraíso desperta interesse de outra cidade. A primeira foi em julho, com a visita do prefeito de Matipó, Fabinho Gardingo, lembra o governo paraisense.

Coleta

O trabalho de coleta seletiva executado em Santana do Paraíso é fruto do programa “Semente: transformando ideias em projetos”, realizado pelo MPMG e pelo Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), uma associação privada sem fins econômicos que promove o fomento à alianças e parcerias entre governos, empresas e instituições sociais para o enfrentamento de problemas comuns e para a realização de projetos que promovam o desenvolvimento sustentável.

Conforme Rafael Pureza, em razão do aumento da demanda pela reciclagem em Santana do Paraíso e do êxito do projeto no município, ele será ampliado. “Hoje, o que a gente percebe é que temos uma dor de cabeça agradável, porque o projeto precisa crescer. Nós já temos mais demanda do que capacidade. Então, reconhecendo a necessidade de ampliar o projeto, foi apresentada nessa visita a iniciativa do Ministério Público de construir a expansão, a fase 2 do projeto de coleta seletiva de Santana do Paraíso, junto com os demais atores envolvidos, o poder público e a plataforma Semente, para ampliar a estrutura e mobilizar ainda mais o cidadão para fazer a sua parte também”, anunciou.

Para Bruno Morato, a expansão do projeto é a continuidade de um trabalho que está deixando um legado social e ambiental. “É um projeto referência, porque além de resolvermos um grande problema ambiental, que é tirar o lixo das unidades onde ele é enterrado, nós também abrimos oportunidade para as pessoas. Hoje são nove famílias vivendo da reciclagem, e vivendo com dignidade. Então de fato é um compromisso da nossa gestão melhorar a coleta seletiva e ampliá-la”, garante o prefeito.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário