25 de setembro, de 2021 | 10:00

Queda na ocupação de leitos covid é tendência, mas cuidados devem ser mantidos, alerta médica

Ascom/HCPA
Infectologista de Ipatinga destaca que ocupação de leitos de enfermaria e UTI têm apresentado queda Infectologista de Ipatinga destaca que ocupação de leitos de enfermaria e UTI têm apresentado queda

Em edição extra do Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz, ficou evidenciada a tendência de queda no indicador de ocupação de leitos da doença para adultos. Conforme a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o indicador continua apresentando sinais de queda ou estabilização no Brasil. Os dados obtidos em 20 de setembro indicam que nenhum estado está na zona crítica, com taxa superior a 80%. A infectologista de Ipatinga, Carmelinda Lobato, confirma a notícia de melhora na cidade e aponta a necessidade de manter cuidados e a vacinação de todas as doses oferecidas.

“Graças a Deus a ocupação de leitos covid em Ipatinga caiu. Há 12 semanas ou mais temos uma taxa de ocupação de enfermaria baixa e uma taxa de leitos de UTI que vem se mantendo muito baixa. Isso é bom, está acontecendo graças ao processo de vacinação que vai bem e não temos risco de colapso”, aponta.

Para que seja mantida essa estabilidade, Carmelinda pondera que é preciso manter o processo de vacinação e as pessoas devem ficar atentas à segunda dose e qual a data de sua aplicação. “Precisamos pegar firme nesse processo. Quem ainda não foi vacinar deve procurar a unidade de saúde e receber aquela disponível, pois todas elas são boas. Além disso, precisamos manter o distanciamento, uso de máscara, evitar aglomeração. Se apresentar sintomas de covid ou tiver mantido contato com alguém contaminado, deve fazer a quarentena. Porque para evitar ao máximo o avanço da variante delta, fantasma que está nos assombrando, precisamos fazer tudo isso, para que não percamos o controle da situação. Esse vírus é traiçoeiro”, reitera.

Segundo os pesquisadores do Observatório, responsáveis pelo Boletim, o Espírito Santo e o Distrito Federal estão na zona de alerta intermediário, com taxas, respectivamente, de 65% e 66%, enquanto os outros estados estão fora da zona de alerta. “A redução paulatina de leitos continua sendo observada, e, na última semana, foram registradas quedas nos leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito federal”.

Cuidado

A infectologista de Ipatinga acrescenta que as pessoas que têm indicação de terceira dose da vacina - idosas e imunossuprimidos -, devem procurar uma unidade de saúde e se informar sobre a data. “A vacinação foi o principal fator de melhora deste quadro, já observamos que as vacinas oferecem imunidade contra as variantes, mas precisamos estar imunizados. Além da imunização, precisamos manter todos os cuidados, não podemos facilitar. Recomendamos que as medidas restritivas sejam mantidas o máximo possível”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário