24 de setembro, de 2021 | 15:50

Fabriciano imuniza idosos com a 3ª dose contra covid

Divulgação
O reforço vacinal iniciou com os internos do Lar Bem ViverO reforço vacinal iniciou com os internos do Lar Bem Viver

A Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano começou, nesta quinta-feira (23), a aplicação da 3ª dose da vacina contra covid-19 nos idosos da cidade. O reforço vacinal iniciou com os internos do Lar Bem Viver (antigo Lar dos Idosos), que também foram os primeiros vacinados no município em janeiro de 2020, detalhou a pasta.

No município, a Secretaria de Saúde estabeleceu um esquema de trabalho visando dar segurança e a proteção correta aos vacinados, conforme as normativas do Ministério da Saúde e as orientações dos fabricantes. Neste primeiro momento, a 3ª dose será aplicada nos idosos acima de 70 anos.

A Secretaria ressalta ainda que a imunização será feita por agendamento nas unidades de saúde, como vem ocorrendo desde o início da campanha de vacinação. As unidades farão o agendamento do dia e hora em que os idosos deverão comparecer à unidade de saúde. Lembrando que pessoas restritas ao leito serão atendidas em domicílio.

Para receber a 3ª dose, o idoso precisa apresentar o cartão de vacina e comprovar que já se passou no mínimo seis meses após a 2ª dose.

Adolescentes

Na próxima semana, Fabriciano inicia a vacinação dos adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades. Neste momento, a prioridade é para jovens com doença renal crônica, oncológicos, gestantes e puérperas com comorbidades, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, imunossuprimidos, obesidade mórbida, pessoas com deficiência permanente, pneumonias crônicas graves, síndrome de Down, anemia falciforme e talassemia maior e cirrose hepática. O atendimento também será por agendamento por meio das unidades de saúde.

Somente após o atendimento a estas categorias será aberta a vacinação dos adolescentes sem comorbidades. O imunizante utilizado no momento é o da Pfizer.

Mutirão no sábado

Neste sábado (25), será realizado mais um mutirão de vacinação da 2ª dose contra para pessoas acima de 18 anos. A ação vai ocorrer em todas as Unidades de Saúde, das 8h às 16h. A expectativa do município é imunizar cerca de 8 mil jovens, avançando assim para garantir a imunização completa da população. É necessário apresentar o comprovante de agendamento, documento de identificação e cartão de vacinas.

Quem ainda não tomou nenhuma dose da vacina pode agendar dia e horário na unidade de saúde de referência.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário