24 de setembro, de 2021 | 14:46

China anuncia proibição de transações com moedas virtuais

Com informações China Daily
Reprodução
A China adotou uma linha dura em relação às moedas virtuais, como o Bitcoin A China adotou uma linha dura em relação às moedas virtuais, como o Bitcoin

As autoridades chinesas anunciaram nesta sexta-feira (24) que tomaram medidas para prevenir e lidar com os riscos relacionados ao comércio de moedas virtuais e à especulação, de acordo com um comunicado divulgado pelo Banco Popular da China (PBOC).

"Todas as atividades comerciais relacionadas à moeda virtual são ilegais e devem ser estritamente proibidas e reprimidas de acordo com a lei", disse o aviso emitido em conjunto pelo banco central e nove outros departamentos do governo.

Também é considerada uma atividade financeira ilegal para as casas de câmbio virtuais no exterior fornecer serviços para residentes na China por meio da internet, de acordo com o aviso governamental.

“As políticas da China para moedas virtuais são consistentes”, disse o PBOC em uma declaração de perguntas e respostas, reiterando que as moedas virtuais não têm o mesmo status legal que as moedas fiduciárias e não podem circular no mercado.

Uma série de medidas será implementada pelo governo para fortalecer a regulamentação da moeda virtual. No momento, as instituições financeiras e não bancárias de pagamento estão proibidas de oferecer serviços para atividades comerciais relacionadas a moeda virtual, de acordo com o comunicado oficial.

Um bitcoin equivale a 42 mil dólares (ou R$ 223.586,26). Após o anúncio oficial na China, a criptomoeda teve desvalorização de 3,53% e ainda está caindo na cotação da tarde desta sexta-feira.

Repressão

A China também anuncia que vai melhorar a gestão de conteúdo e acesso à Internet, registro de entidades de mercado e publicidade relacionada a moedas virtuais, afirma o aviso.

Também serão feitos esforços para impor uma repressão severa às atividades financeiras ilegais e criminosas relacionadas com a moeda virtual.

“Nos últimos anos, a expansão desenfreada de moedas virtuais como o Bitcoin perturbou a ordem econômica e financeira, gerando atividades criminosas como a lavagem de dinheiro e colocando em risco a segurança das propriedades das pessoas”, informa o comunicado do banco central chinês.

Também na sexta-feira, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o principal planejador econômico do país, publicou um aviso para intensificar a repressão à mineração de moeda virtual.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário