23 de setembro, de 2021 | 19:00

História e arte na visita guiada às Ruínas da Estação Pedra Mole

Gustavo Lyra/Divulgação
O projeto inclui atividades artísticas e culturais sobre educação patrimonial para a comunidadeO projeto inclui atividades artísticas e culturais sobre educação patrimonial para a comunidade

Lançado no último domingo (19), com duas sessões de visita guiada às Ruínas da Estação de Pedra Mole, o projeto Pedra Mole - Estação das Artes abre mais um caminho para o conhecimento sobre os bens tombados pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Ipatinga. A iniciativa propõe uma agenda de atividades artísticas e culturais gratuitas sobre educação patrimonial para a comunidade do Vale do Aço. O projeto é realizado pelo Grupo Teatral Boca de Cena, com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. As próximas sessões da visita guiada estão agendadas para o próximo domingo (26), com vagas limitadas.

A história da primeira estação ferroviária do Vale do Aço, a Estação Ferroviária de Pedra Mole, fundada em 1922, tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Ipatinga, é contada durante a visita guiada, de forma interativa, por meio da intervenção teatral “Retrato de trem”. Ao longo da trilha de 650 metros, até chegar às Ruínas da Estação Pedra Mole, os atores Mari Antonacci, Bárbara Pavione, Daniela Alves, Luis Yuner e Cláudio Oliver, também, apresentam os demais bens tombados do município, assim como memórias da década de 20 até a fundação da Usiminas, em 26 de outubro de 1962.
 
Gustavo Lyra/Divulgação
O passeio interativo conta com a participação de moradores: ''todo mundo precisa conhecer''O passeio interativo conta com a participação de moradores: ''todo mundo precisa conhecer''
Memória viva

O engenheiro aposentado José Couto Filho, de 80 anos, participou da primeira sessão da visita guiada às Ruínas da Estação Pedra Mole compartilhando muitas histórias sobre o Patrimônio Histórico de Ipatinga. Morador do município desde a década de 70, quando veio para trabalhar na Usiminas, o Sr. Zé Coutinho teve a oportunidade de visitar as Ruínas da Estação Pedra Mole pela primeira vez, desde as obras de restauro realizadas em 2019.

“Assim como a cidade precisa da Usiminas para produzir o aço, as pessoas precisam de cultura, de arte, de conhecimento e de coisas bonitas como essas que vimos aqui [referindo-se à intervenção Retrato de Trem]. Na primeira vez que visito a Pedra Mole, fui presenteado com momentos como esse. Todo mundo precisa vir aqui e conhecer esse lugar, que é parte da nossa história”, comentou. 

“Com o projeto de educação patrimonial, esperamos que a comunidade do Vale do Aço venha vivenciar esse momento incrível de conhecimento e se apropriar da nossa história”, afirmou a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, apresentando também as ações de salvaguarda dos bens tombados do município realizadas pela Usiminas, com o apoio do Instituto Usiminas, na abertura do projeto Pedra Mole - Estação da Artes.
 
Serviço

Pedra Mole -  Estação das Artes
Visita guiada no domingo (26)
Local: Ruínas da Estação Pedra Mole -  Avenida Itália, 1.767, Cariru - Ipatinga
Agendamento gratuito: (31) 98437-3330, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.
Vagas limitadas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário