21 de setembro, de 2021 | 10:00

Retomada das atividades: Aeroporto Regional terá voos para Lisboa e Flórida

Divulgação
O aeroporto está fechado desde o ano passado e voltará a operar no mês de dezembroO aeroporto está fechado desde o ano passado e voltará a operar no mês de dezembro

Após a divulgação que, a partir de 1° de dezembro, o Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado em Santana do Paraíso, voltará a receber voos diários operados pela Azul, a expectativa é da retomada do serviço de transporte aéreo de forma ampliada. Isso porque a companhia já comercializa em seu portal passagens para Lisboa, em Portugal, e para a Flórida, nos Estados Unidos, saindo de Paraíso.

Estes foram destinos internacionais aleatórios pesquisados pelo Diário do Aço, mas com a retomada das operações do equipamento, a expectativa é que novos voos sejam disponibilizados para a região, conhecida por seu potencial industrial e de negócios.

No caso de Lisboa, a passagem para o dia 1º de dezembro custa a partir de R$ 2.514,98 (somente ida), com conexões (Confins e depois Campinas). Já para a Flórida, também para o primeiro dia do mês de dezembro, é possível visualizar passagens com valor mínimo de R$ 1.878,65, apenas de ida, também com conexões (Confins e Campinas).

A Azul informou na semana passada que já comercializa passagens para os voos que serão realizados cinco vezes por dia com as aeronaves ATR 72-600, com capacidade para até 70 clientes, ligando Ipatinga a Belo Horizonte.

A única companhia aérea que opera no terminal de passageiros do Vale do Aço usa aviões turboélices ATR-72-600 para o transporte entre a região e o aeroporto internacional Tancredo de Almeida Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A aeronave leva até 70 passageiros por voo.

Embora seja uma expectativa, não há, no momento, previsão de voos para a região com aviões com maior capacidade de passageiros como os jatos Embraer 195, que a empresa usa para interligar outras cidades e que transportam acima de 100 passageiros por voo.
Divulgação
Balcão de atendimento no terminal foi reformado, mas mantido nas mesmas dimensõesBalcão de atendimento no terminal foi reformado, mas mantido nas mesmas dimensões

Portugal

O país europeu passou a reconhecer, no sábado (18), os certificados de vacinação e recuperação emitidos por outros países. Com a medida, até o dia 30 de setembro passa a ser permitida a entrada em Portugal, "para efeitos de viagens não essenciais, sob reserva de confirmação de reciprocidade", de cidadãos detentores de certificados de vacinação ou recuperação.

Na prática, a medida significa que deixa de ser obrigatória a apresentação de testes negativos por turistas nos aeroportos portugueses. A dispensa de testes não se aplica a atividades culturais e gastronômicas em Portugal, onde são obrigatórios, como restaurantes nos fins de semana ou hospedagem em hotéis.

O Brasil e os Estados Unidos estão na lista, mas a autorização vale apenas para as vacinas reconhecidas pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) da União Europeia: Janssen, Astrazeneca, Moderna e Pfizer. No caso brasileiro, a Coronavac não foi autorizada pelo órgão de controle sanitário europeu. A testagem também continua sendo alternativa na chegada a Portugal para aqueles sem certificado válido. São aceitos testes negativos PCR ou rápido de antígenos feitos 72 ou 48 horas antes do embarque.

Aeroporto

O Aeroporto Regional do Vale do Aço, que está fechado desde maio do ano passado, deverá ter suas obras de melhorias de infraestrutura concluídas até outubro e estará apto a receber os pousos e decolagens de aviões da Azul, conectando a cidade à capital mineira.

Conforme a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), as obras de restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem do aeroporto estão com aproximadamente 80% dos trabalhos concluídos. “Já foram executados, entre outros serviços de terraplanagem, remoção do revestimento e base da pista, pátio e taxiways e fresagem do revestimento”.
Alex Ferreira//Arquivo DA
Nos voos entre o Vale do Aço e Confins, única companhia aérea que opera na região usa aviões com capacidade de até 70 passageiros Nos voos entre o Vale do Aço e Confins, única companhia aérea que opera na região usa aviões com capacidade de até 70 passageiros

Segurança garantida, mas sem ampliação de atendimento neste momento



O superintendente do Aeroporto Regional, Ronan Fernandes Moreira Neto, explica ao Diário do Aço que, neste momento, o que ocorrerá será a retomada das operações e das condições de segurança, no mesmo porte que havia antes.

“O que houve não foi uma obra de modernização e ampliação, mas de restauração das condições de segurança. Terá a mesma largura de pista, mas pavimento novo. Vamos operar com os mesmos voos, mesmas aeronaves e mesma companhia aérea. O que precisa para ampliar? A Infraero foi contratada para fazer o plano diretor do aeroporto que vai orientar os próximos anos”, aponta.

Ronan acrescenta que o aeroporto tem grande relevância para a região, e que, diariamente, recebe ligações de pessoas e empresários perguntando quando atividades serão retomadas.

“Vemos a preocupação das indústrias e dos comerciantes, assim como dos próprios passageiros. Sabemos da importância do equipamento. Essa intervenção vai resolver o problema do aeroporto, porque a pista foi praticamente reconstruída pelo Departamento de Estradas e Rodagens. Estamos numa batalha para divulgar a importância do aeroporto, que precisa de outras melhorias para trazermos novas companhias. A expectativa da sociedade é retornar com uma pista segura? Vai ser atendida. Mas se for por novas companhias e destinos, não estamos falando disso neste momento. Essa obra, para os planos e para o potencial do aeroporto, é só o primeiro passo”, afirma.

Para o superintendente, a região tem potencial para abrigar o terceiro maior aeroporto de Minas Gerais. “Não podemos olhar simplesmente como um regional. Claro que atende e atendeu até hoje, mas naturalmente fica a necessidade de investimento, de modernização. Entendemos que precisamos de um terminal novo, de um pátio novo e o plano diretor vai orientar essa obra. Ele (plano diretor) foi contratado neste ano e a Infraero está desenvolvendo com expectativa de entrega até janeiro do ano que vem e permitirá mostrar as fases de crescimento do aeroporto”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Maria de F Pereira

03 de outubro, 2021 | 13:46

“Não gosto da conexão, BH to Campinas, e Campinas a Florida. Espero q mudem essa conexão.já fiz essa conexão antes e não gostei.”

Jane

23 de setembro, 2021 | 12:09

“Para um aeroporto que no passado tinha pista maior que do Santos Dumont, ppercebi isto no olho e quanto pesquisei na época, via que era maior, é pouco aproveitado. Na década de 80 tinha até vôo para Porto Seguro no turbo hélice da Bandeirante da Nordeste Linhas Aéreas.
Não ter torre de controle é outra deficiência que acho que se viver mais 120 anos, não verei. Pena. Tinha que ter pelo menos um vôo ida e volta para o aeroporto da Pampulha.
Vôo para Vitória, São Paulo e Rio de Janeiro também teria demanda. São Paulo é liquido e certo.”

Willian

22 de setembro, 2021 | 08:56

“Eu também acho um absurdo um aeroporto no Vale do aço não ter voos diretos pra São Paulo e Rio eu mesmo viajo direto pro Rio pra trabalho e tenho que fazer essas conexões.# voos diretos pra São Paulo e Rio.”

Cristina Alves Godoy

21 de setembro, 2021 | 16:32

“gente acho um absurdo isso, se tem.voo para bh pq nao coloca para vitoria sao paulo rio de janeiro tmb , impossivel se fala que ipatinga é a cidade do aco para e penssa quantas pessoas precisam viajar para essas capitais maiores a trabalho , e a gente que somos pequenos pq nao podemos pegar um voo aqui para curtir 2 dias na praia tudo depe de de bh. os avioes passam em cima de ipatinga para ir a sao paulo perdemos tanto tsmpo fazendo conexoes em bh so atraza a viaje da gente e olha o tamanho da populacao de ipatinga merecemos um aeroporto melhor com voos nao apenas a bh”

Priscila Aranha

21 de setembro, 2021 | 12:20

“Excelente! Precisamos de mais aeroportos e aumentar a integração do país. Foi um grande passo para a expansão regional! Parabéns ao competente superintendente, a Infraero e todos os envolvidos!”

Marcos

21 de setembro, 2021 | 11:50

“Muito bom!! A região do Vale do Aço foi uma das que mais sofreu no pós crise de 2008 devido à derrocada do preço do aço e com a redução da política paternalista fomentada pela Usiminas. É bom saber que estamos voltando a caminhar. É o primeiro passo!! Mas quem aí sabe de alguma caminhada que começou pelo passo de chegada? Vamos em frente!”

Jaime

21 de setembro, 2021 | 11:13

“Tambem pode comprar passagem saindo de boston a ipatinga no site da united e possivel comprar .esta pequeno reparo no aeroporto demorou tanto se fazer uma amplicao vai levar dezenas de anos entao.”

Envie seu Comentário