09 de setembro, de 2021 | 14:32

Fabriciano retoma programa de saúde bucal nas escolas

O Departamento de Odontologia da Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano informa que retomou, nesta quinta-feira (9), as ações educativas de saúde bucal e escovação supervisionada nas escolas municipais. Interrompidas bem no início da pandemia, as ações agora integram o “Programa Novo Tempo para Sorrir”, mais abrangente e condizente com o momento que o município vive.

O “Novo Tempo para Sorrir” começa como projeto piloto na Escola Municipal Maria da Penha Lima, bairro Morada do Vale. Nas semanas seguintes todas as escolas municipais serão incluídas no programa.

O setor de odontologia foi remodelado desde 2017 e vários investimentos foram feitos. As unidades básicas de saúde receberam modernas clínicas de odontologia e o trabalho nas escolas está sendo remodelado com foco na prevenção, reforça a Secretaria de Saúde.

Conscientização

O coordenador de odontologia da Secretaria da Saúde, o cirurgião dentista e auditor, Carlos Antônio de Souza, diz que um dos focos do trabalho é a conscientização. “Queremos passar para as crianças uma mensagem simples, que é ter consciência sobre a importância do consumo consciente de açúcar, por exemplo. As crianças adoram todo tipo de açúcar, mas precisam saber que o consumo tem de ser moderado e que precisam escovar os dentes no máximo até 15 minutos depois”, disse.

Parceria

Uma parceria com a Escola de Odontologia da Faculdade de Direito de Ipatinga vai possibilitar nesta nova fase um trabalho que abrangerá a rede municipal de ensino, das creches ao 9º ano escolar. Ao mesmo tempo, os alunos do curso poderão aprimorar seus conhecimentos aproveitando a estrutura dos serviços oferecidos pelo município. O estágio compreenderá cinco ciclos independentes, porém interligados, cada um deles considerando modalidades de atenção odontológicas específicas ao nível de capacitação apresentado por cada acadêmico.

Sob supervisão de um cirurgião dentista da equipe da Secretaria, os estagiários estarão nas unidades estudantis diariamente orientando, ensinando e praticando com as crianças. Desde o básico, como aulas de escovação, aos atendimentos especializados no CEO (Centro Especializado de Odontologia). Os estudantes participarão de atividades educativas, clínicas de atenção básica inicial e avançada (próteses), além de ações de gestão, sempre sob acompanhamento de um profissional da rede.

O secretário da Saúde, Ricardo Cacau, diz que a retomada do programa é a certeza de que a vida está voltando ao normal. “O controle da pandemia por meio da vacinação vai aos poucos possibilitando o retorno de todos os serviços de saúde. Agora voltamos com o projeto de odontologia nas escolas, que é muito importante para a saúde da população. Saúde bucal não é luxo, é necessidade e temos consciência de que precisamos avançar, oferecendo à população o que podemos fazer de melhor”, afirmou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário