28 de agosto, de 2021 | 10:13

Fabriciano participa da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas

Divulgação PMCF
Capela Nossa Senhora das Graças, no Cocais: reformada e entregue à comunidadeCapela Nossa Senhora das Graças, no Cocais: reformada e entregue à comunidade

Coronel Fabriciano, por meio da Diretoria e da Coordenadoria de Cultura, participa da “Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais”, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG). Até o dia 30 de setembro, estão previstas ações de promoção e difusão do patrimônio cultural em 752 municípios mineiros.

Em Coronel Fabriciano, a programação especial nas redes sociais oficiais da prefeitura tem o com o propósito de mostrar tudo o que a “cidade Mãe do Vale do Aço” preservou ao longo do tempo e contribuiu com o patrimônio histórico mineiro, conforme a assessoria da administração municipal. Serão produzidos três vídeos-documentários, cards e reportagens. O primeiro da série será exibido nesta próxima segunda-feira (30).

O diretor do Departamento de Cultura, Teco Teixeira, ressalta que a participação na jornada reflete o valor que o município dá à cultura e ao patrimônio. “Fabriciano é uma cidade que conta a sua história por meio do seu patrimônio e isso desperta, no cidadão de um modo em geral, a importância daquilo que a cidade tem e que conta a nossa história”, disse.

Conforme a assessoria da administração, desde 1997, o município colocou em vigor sua política de preservação do patrimônio histórico por meio da Lei 2.097/88, que estabelece as diretrizes para a realização dos trabalhos de resgate e de proteção do patrimônio histórico da cidade. Nesse ano, foi constituído o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, com representantes de clubes de serviço, associações de classe, sindicatos, Legislativo, Executivo e da sociedade em geral.

O trabalho resultou nos primeiros tombamentos, como Colégio Angélica, a Igreja Matriz e o Sobrado dos Pereiras – este último, símbolo dos primeiros anos de desenvolvimento do município. Com a chegada de uma nova categoria de preservação, “Bens imateriais”, em 2013, o município aprovou a Lei 3.834, que criou o Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, gerando recursos para os restauros recentes da Capela de Nossa Senhora Auxiliadora (anexa ao Hospital Dr. José Maria Morais) e a Capela Nossa Senhora da Vitória, na Serra dos Cocais.

Sobre o evento

Na edição de 2021, em que se comemoram os 50 anos de criação do Iepha-MG e os 25 anos do ICMS Patrimônio Cultural, a jornada escolheu como tema “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”. Este ano, mais de 50% dos eventos serão realizados de forma virtual. A jornada é promovida a cada dois anos e tem a finalidade de mobilizar municípios, entidades e agentes culturais em atividades de promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural. Coronel Fabriciano participa da jornada desde a primeira edição, em 2009.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário