27 de agosto, de 2021 | 17:09

Folclore brasileiro em cartaz no ENARTCi

Divulgação
Diretamente de Turmalina, o artista Gilmar Souza comanda a atração de domingoDiretamente de Turmalina, o artista Gilmar Souza comanda a atração de domingo

O artista e radialista Gilmar Souza, de Turmalina, estará na programação deste fim de semana da 14ª edição do Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga (ENARTCi), com o vídeo “Uma prosa sobre nós”, que é um relato artístico sobre a preservação do meio ambiente aliado ao folclore. O vídeo estreia neste domingo (29), às 16h, nos canais do Youtube do Hibridus Dança Ponto de Cultura e da Aperam no Brasil.

Conduzido pelo artista e radialista Gilmar Souza, morador há 26 anos da cidade de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha. “Escolhi essa história por aliar dois temas em pauta neste mês. O folclore, que foi celebrado no último dia 22, e também a preservação ambiental, um assunto cotidiano, do qual não devemos esquecer e nos conscientizar sobre a sua importância. Nesse trabalho, procuro usar uma linguagem simples e popular, para que a mensagem possa ser compreendida por qualquer público”, relata o radialista, que também é professor por formação, poeta, mestre de folia de reis, compositor, trovador, ator comediante, contador de causos e dono de muitas outras habilidades artísticas.

Neste sábado (28), às 9h, vai ao ar o último vídeo da série “Olhares Diversos”, apresentando artistas de várias tendências. O jovem Antônio Dias, morador da cidade de Dionísio, participa pela primeira vez de uma exposição. “Minha principal inspiração é a cidade onde resido. As paisagens naturais, como as cachoeiras, a vida do homem do campo, entre outras cenas do contexto rural, que remetem à minha infância. Daí surgem minhas criações”, conta Antônio, que ingressou este ano no curso de Belas Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A série completa ficará disponível ao público que poderá conferir todos os quatro vídeos no Instagram @AperamnoBrasil. 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário