27 de agosto, de 2021 | 16:52

Fabriciano promove mutirão para cadastrar moradores no SUS

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Equipes da Secretaria de Saúde vão buscar os moradores em casa para atualizar ou fazer o cadastroEquipes da Secretaria de Saúde vão buscar os moradores em casa para atualizar ou fazer o cadastro

A administração de Coronel Fabriciano informa que realizará um mutirão para cadastrar moradores que ainda não estão registrados no Sistema do Serviço Único de Saúde (SUS). De segunda à quarta-feira da semana que vem, as equipes da rede municipal de saúde visitarão as casas de cerca de 10 mil pessoas nos bairros Giovanini, Alto Giovanini, Belvedere, Nova Tijuca, Bom Jesus, Santo Elói e Melo Viana.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de referência para esta população são as do JK e do São Domingos. Apesar dos pedidos da Secretaria de Saúde para que compareçam à unidade, muitos nem atualizaram e/ou fizeram o cadastro do SUS do município. Esta é mais uma iniciativa do município para assegurar o acesso universal aos serviços do SUS – que é direito do cidadão – sobretudo, garantir que ninguém fique sem a vacina contra Covid-19 na cidade.

“Nós iremos de casa em casa com nossos agentes de saúde. Os profissionais estarão identificados com crachá funcional e camiseta, portanto, facilmente identificados pela população. Mobilizamos toda a nossa equipe, inclusive gerentes de unidades, para não deixar ninguém sem o cadastro”, resume Tatiana Cunha Franca, gerente de Atenção Básica do município.

Importância do cadastro

O cadastro no SUS é uma determinação do Ministério da Saúde e garante todos os atendimentos da área de saúde prestados pelo serviço público. O destaque do momento é a vacina contra a covid. “Quem não se cadastrar pode ter dificuldades para o agendamento da vacina. Nós precisamos que esta população atenda ao nosso chamado e faça o cadastro, para garantir o acesso a este e outros serviços do SUS”, ressalta Tatiana.

O cadastro garante ainda a agilidade no processo de vacinação, possibilitando uma busca rápida dos dados do cidadão, e facilita o envio de mais doses, conforme os critérios do número de habitantes cadastrados no SUS em cada município.

Políticas públicas de saúde

O cadastro completo e atualizado de toda a população também é fundamental para a definição e ampliação das políticas públicas de saúde no município. Segundo o secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, o objetivo é conhecer 100% dos munícipes, sobretudo, identificar as demandas por serviços por grupos, faixa etária e bairros.

“Esta força-tarefa visa corrigir eventuais inconsistências nos cadastros já realizados, identificar todas as pessoas que ainda não foram incluídas no sistema da rede municipal e, por fim, ampliar os serviços. Por isso, pedimos à população que receba bem os nossos agentes e repassem as informações solicitadas. Quem não puder ficar em casa nestes dias, pode deixar os documentos e dados pessoais com alguém da família para facilitar o cadastro”, conclama.

Apenas dez minutos

O cadastro leva menos de dez minutos e não precisa ocorrer dentro das casas. Um único morador, com os dados e um documento com foto dos demais residentes pode cadastrar todos os integrantes do grupo familiar. A Secretaria de Saúde ressalta que os agentes estarão identificados e quem, por ventura ficar em dúvida, pode ligar para a Secretaria, no telefone (31) 3406-7412, onde haverá um servidor de plantão para confirmar a identidade do ACS e dar outras informações.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário