Expo Usipa 2024 02 - 728x90

28 de agosto, de 2021 | 09:30

Municípios do Vale do Aço aguardam definição sobre dose de reforço contra covid

Divulgação
A terceira dose será destinada para a população idosa acima de 80 anos e pessoas com baixa imunidade A terceira dose será destinada para a população idosa acima de 80 anos e pessoas com baixa imunidade

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, informou que Minas Gerais vai começar, no mês de setembro, a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19. O esquema vacinal será feito com um imunizante diferente do que foi administrado anteriormente e, neste primeiro momento, a terceira dose será destinada somente para a população idosa e pessoas com baixa imunidade. O início desta nova fase da campanha dependerá do envio de doses por parte do Ministério da Saúde. O anúncio foi feito por Baccheretti na quinta-feira (26). No Vale do Aço, apenas Santana do Paraíso recebeu uma nota técnica a respeito.

“Em reunião realizada com o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, ficou estabelecida a vacinação de reforço em todo o país. Em Minas, daremos início, no próximo mês, à aplicação das doses de reforço nos idosos, acima de 80 anos, e pessoas imunossuprimidas (pessoas transplantadas). E, depois, vamos avançando para as idades e grupos vacinados há mais tempo”, disse Baccheretti, em coletiva realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Com relação à estratégia vacinal para o reforço, o secretário ressaltou que serão utilizadas três plataformas diferentes, sendo uma da Coronavac, uma da Pfizer e uma da Astrazeneca e Janssen. "Ou seja, quem completou o esquema vacinal com a Coronavac, receberá a 3ª dose da Pfizer, Astrazeneca ou Jansen”, explicou.

Região

A assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timóteo informou que ainda não há deliberação sobre o assunto. “Nesta sexta-feira (27) estamos fechando a primeira dose de 18 e 19 anos, completando a vacinação total (D1 e D2 ou dose única) ou parcial (D1) do público adulto. Na próxima semana deveremos ter novas orientações. Aqueles que receberam a primeira dose tem a segunda garantida, pois a Secretaria Municipal de Saúde já faz a reserva para que ninguém fique sem a vacinação completa”, destacou.

Em Coronel Fabriciano, a informação é que ainda não foi recebida portaria sobre a dose de reforço. A partir da semana que vem, a aplicação da 1ª e 2ª doses será realizada nas Unidades Básicas de Saúde, conforme agendamento, em dias alternados. Até então, a aplicação da 2ª dose estava sendo concentrada na antiga Fundação de Saúde, atual Secretaria de Saúde, no bairro Bom Jesus. Fabriciano é a única cidade da região que aplica a segunda dose com intervalo sugerido pelo fabricante da vacina.

Já a assessoria de Ipatinga salientou que a administração seguirá a recomendação do Ministério da Saúde e aplicará a dose de reforço de acordo com o quantitativo encaminhado ao município pelo órgão. O cronograma e a logística serão discutidos na próxima reunião do Comitê Gestor de Vacinação, que será realizada na terça-feira (31).

Santana do Paraíso

Paraíso foi o único município que informou ter recebido uma nota técnica a respeito. “Fomos informados de que a partir de 15 de setembro será feita a terceira dose nos pacientes de 70 anos acima e imunossupressores, mas ainda não há definição de qual vacina será administrada”, esclareceu.

Variante delta

Na coletiva, Fábio Baccheretti também apresentou os dados de internações e óbitos, em Minas, por causa da covid-19, além de atualização sobre a variante delta do coronavírus. Pela primeira vez, nas últimas semanas, foram registrados menos de 100 óbitos às quintas-feiras. O dado demonstra uma queda nos casos de internações em decorrência da doença e, consequentemente, no número de mortes. A tendência de queda permanece mesmo com a circulação da variante delta em todas as regiões mineiras.

O secretário alertou que os cuidados sanitários devem ser mantidos, independentemente da variante que circula no país. “As medidas de prevenção continuam sendo uso de máscara, manter distanciamento social, realizar frequentemente a higienização das mãos e vacinação com as duas doses. Todas as vacinas se mostraram eficazes com o esquema completo”, assegurou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário