27 de agosto, de 2021 | 15:01
Alunos de escolas municipais expõem trabalhos artísticos na entrada da Prefeitura de Ipatinga
Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Padre Cícero de Castro (Areal), Carlos Drummond de Andrade (Ideal) e Altina Olívia Gonçalves (Iguaçu) estão expondo trabalhos artísticos no salão de entrada da Prefeitura de Ipatinga. As criações podem ser vistas pelo público até o dia 20 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Com o tema Eles”, os trabalhos foram orientados para apresentar a figura masculina na modernidade, ocupando-se em atividades que em outros tempos eram produzidas em sua maioria pelas mulheres. O foco são ofícios que atualmente ganharam atores masculinos em sua execução.
Estímulos à criatividade
A professora de artes do Ensino Fundamental, Rosemery Teixeira, explica que, na proposta, os estudantes são incentivados ao desenvolvimento de habilidades artísticas, cabendo a cada um deles a escolha de uma linguagem para a sua produção.
Buscamos desenvolver o aluno com o aguçamento de sua imaginação e inventividade. E, com a visibilidade proporcionada às criações, contemplamos a qualidade individual de cada um. A partir dos desempenhos gerados, avaliamos quesitos importantes do componente curricular da disciplina de Artes”, destaca a professora.
Com a liberdade de escolher uma linguagem artística específica para a sua produção, os alunos puderam transitar em gêneros como desenho, pintura, escultura, fotografia, teatro, dança, música, poesia, artesanato e literatura, entre outros.
Técnicas
Entre as técnicas realizadas pelos alunos, destacaram-se: estêncil em latas; livro em kirigami; pintura em tela; escultura de papel; escultura de biscuit; escultura de argila; técnica de colagem; desenhos; ilustração com maquiagem; pintura em papel; poesia; gravura sobre técnica de envelhecimento de papel com café; ilustrações com referência ao Pop Art e Modernismo, e desenho com técnica de luz e sombra.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]