Expo Usipa 2024 02 - 728x90

26 de agosto, de 2021 | 18:02

Covid-19: Ipatinga inicia vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos, com comorbidades

Bruna Lage
Nessa faixa etária, será aplicada exclusivamente a vacina da PfizerNessa faixa etária, será aplicada exclusivamente a vacina da Pfizer

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Ipatinga anunciou nesta quinta-feira (26) que começam a ser vacinados na próxima segunda-feira (30) os adolescentes de 12 a 17 anos, com comorbidades ou imunodeficiências definidas pelo Ministério da Saúde.

Nessa nova etapa, o município destaca que segue a recomendação do Plano Nacional de Imunização (PNI) que orienta a inclusão de grupos numa sequência específica de prioridades após atingida a maioria das pessoas acima de 18 anos com a primeira dose.

Tipo de vacina e repescagem
Nessa faixa etária, será aplicada exclusivamente a vacina da Pfizer que, no momento, é a única no país que já obteve autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para imunizar pessoas abaixo de 18 anos.

Para receber o imunizante, o adolescente deve procurar o posto de vacinação de referência no período de 8h as 16h, acompanhado do responsável. Na ocasião, o adolescente poderá ser vacinado ou terá atendimento agendado conforme a demanda da unidade, explica a Secretaria.

Outros grupos
A aplicação da primeira dose se estende às pessoas de outras faixas e grupos que por algum motivo ainda não compareceram para ser imunizadas, mesmo tendo sido convocadas. É o atendimento da chamada “repescagem” – uma nova chance para quem perdeu a vez.

Na cidade, a vacinação está acontecendo por livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio, e para o público adulto acima de 18 anos não há necessidade nem possibilidade de escolher um imunizante específico.

Documentação
Para acelerar ainda mais a campanha, a equipe da SMS orienta que o usuário compareça à Unidade de Saúde de referência portando documento com foto e CPF, comprovante de residência em Ipatinga no nome dos pais e/ou responsáveis, além de atestado médico que comprove a comorbidade, documento que comprove a imunodeficiência, gravidez ou puerpério (até 45 dias depois do parto).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cidadão Que Paga Impostos

31 de agosto, 2021 | 14:38

“A reportagem diz que para acelerar a campanha, deve-se apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residencia e atestado médico que comprove a comorbidade, aí você chega no posto e eles pedem outros documentos sabe-se lá pra que tipo: receitas médicas para comprovar que o adolecente toma o devido rémedio para a referida comorbidade, pra que pedir receita médica se o cidadão já está com o laudo médico na mão.”

Maria Lenir

27 de agosto, 2021 | 15:23

“Comunismo é retórico de atraso,esse Bolsonaro e Prefeitos não fazem nada.”

Envie seu Comentário