Expo Usipa 2024 02 - 728x90

26 de agosto, de 2021 | 15:29

Itabira pede reabertura de presídio na cidade

Divulgação
Presídio está interditado desde o fim de 2020 por estar no caminho do risco de deslizamento de lama da mineração Presídio está interditado desde o fim de 2020 por estar no caminho do risco de deslizamento de lama da mineração

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, recebeu esta semana uma comitiva de Itabira, formada entre outras autoridades pelo prefeito Marco Antônio Lage o delegado regional Helton Cota e o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Bernardo Rosa, para tratar da reabertura do presídio daquela cidade.

A unidade prisional foi interditada pela Justiça em dezembro de 2020, por meio de um procedimento de interdição administrativa instaurado no ano anterior, após o anúncio da suspensão das atividades da barragem do Itabiruçu, quando a estrutura foi elevada ao nível 1 de risco de rompimento. Desde então, as pessoas autuadas em flagrante em Itabira ou presas por força de mandado, são encaminhadas para outros presídios na região, inclusive do Vale do Aço.

O prefeito Marco Antônio Lage explicou que, atualmente, há 17 barragens na cidade. “As 17 barragens acumulam cerca de 500 milhões de metros cúbicos de rejeitos. A decisão que resultou na interdição da unidade prisional, levou em consideração o fato de o presídio de Itabira estar localizado na rota da lama da barragem do Itabiruçu e caso houvesse rompimento, os rejeitos de minério de ferro chegariam em apenas seis minutos. Acontece que, atualmente, o nível de emergência da barragem é zero. Por isso viemos aqui solicitar a intervenção do MPMG para a reabertura do presídio”, explica.

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares, afirma que se reunirá, nos próximos dias, com os promotores de Justiça daquela localidade. “Vamos conversar com os colegas promotores e, posteriormente, dialogar com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), para agir da forma que melhor atender aos cidadãos de Itabira”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário