26 de agosto, de 2021 | 14:47

Ipatinga intensifica ações para frear a proliferação do aedes aegypti

A Seção de Controle de Zoonoses (SCZ) de Ipatinga informa que segue com as ações de combate aos focos de proliferação do mosquito aedes aegypti (dengue), que também transmite chikungunya e zika. Nesta semana, Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) estiveram nas dependências do Parque Ipanema removendo os possíveis criadouros e aplicando larvicidas em todo o complexo.

Antes de iniciar a aplicação de produto específico para combate ao mosquito, os agentes de saúde orientaram os frequentadores quanto a cuidados a serem observados nas residências para conter o avanço das doenças. O efeito residual do composto utilizado para eliminação de larvas é de dez meses após a aplicação.

Ainda no decorrer desta semana, as equipes de ACE’s prosseguem atuando nos bairros de Ipatinga seguindo cronograma geral do Estado. O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em março deste ano, apontou um índice alto de infestação, de 5,9% no município.

O número é preocupante, uma vez que, segundo os critérios do Ministério da Saúde, somente índices inferiores a 1% são considerados aceitáveis. Entre 1 e 3,9%, eles indicam uma situação de alerta e, acima de 3,9%, significa estar lidando com um alto risco de epidemia. O índice apresentado em Ipatinga, portanto, é quase cinco vezes superior ao limite aceitável. Um novo LIRAa está agendado para o período de 18 a 22 de outubro, visando a redução do alto índice e iniciar novas ações de combate ao mosquito.

A Seção de Controle de Zoonoses (SCZ) reforça a importância da participação dos moradores para maior êxito das ações do poder público, descartando e verificando materiais que possam acumular água parada (pneus velhos, latinhas, garrafas, vasilhames, brinquedos etc.), bem como identificando e/ou denunciando áreas potenciais de proliferação do aedes aegypti próximas às residências.

Redução de casos

Apesar do alto índice de notificações apresentado no último LIRAa, a Secretaria de Saúde de Ipatinga registra um dado alentador: de acordo com o Departamento de Epidemiologia, ocorreu uma redução no número de casos de dengue, da ordem de 50%. Nos primeiros oito meses de 2020, foram 1.257 casos, contra 621 contabilizados em 2021 no mesmo período.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário