Expo Usipa 2024 02 - 728x90

25 de agosto, de 2021 | 17:24

Hemodiálise deve ser implantada no Márcio Cunha III em outubro

Divulgação
Representantes da FSFX se encontraram com Rodrigo Pacheco e Alexandre Silveira para tratar de investimentos na saúde regionalRepresentantes da FSFX se encontraram com Rodrigo Pacheco e Alexandre Silveira para tratar de investimentos na saúde regional

A aquisição de um pet scan para o hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, de um tomógrafo e da implementação da hemodiálise para o hospital Vital Brazil, de Timóteo, são resultado do trabalho em parceria entre o presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco, e o diretor da Presidência do Senado, Alexandre Silveira. Essas e outras ações vão impactar na vida das pessoas que vivem no Vale do Aço e precisam viajar, na maioria das vezes, até Belo Horizonte para fazerem exames e tratamentos do câncer, por exemplo, destaca a Fundação São Francisco Xavier (FSFX), administradora dos dois hospitais.

Segundo Salvador Prado Júnior, presidente da FSFX, o fato de ser recebido por Pacheco e Silveira conferiu celeridade no atendimento das demandas. Eles se reuniram na tarde de terça-feira (24), em Brasília, e no mesmo dia da reunião uma série de benefícios foram anunciados.

“Não tenho dúvidas de que as portas abertas da Presidência do Senado nos deram a oportunidade de conseguir, no curto prazo, recursos e apoio para projetos importantes que estavam, há anos, aguardando para serem implementados. O pet scan para Ipatinga é um exemplo. Por ser um equipamento caro, estava há mais de cinco anos aguardando para ser comprado. Esse apoio foi decisivo”, destacou.

“A vida acontece na cidade. A situação da saúde, da segurança, da educação e da infraestrutura interfere diretamente no dia a dia do cidadão, na sua qualidade de vida”, afirma Alexandre Silveira.

O presidente da fundação fez questão de agradecer o empenho do senador Rodrigo Pacheco em parceria com Alexandre Silveira. “Essas são demandas regionais que vão impactar na vida das pessoas de todo o Vale do Aço e Leste mineiro. É muito positivo termos mineiros no Senado como o presidente Rodrigo Pacheco e o diretor Alexandre Silveira”, destacou Salvador Prado Júnior.

Melhorias na saúde de todo o Leste de Minas

A previsão é que se consiga comprar o pet scan ainda no fim deste ano, de tal forma que ele esteja disponível para o uso no hospital Márcio Cunha, de Ipatinga, no primeiro trimestre de 2022. Esse é o planejamento do presidente Salvador Prado Júnior, que informou que o equipamento vai permitir um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais assertivo para mais de 1,5 milhão de pessoas na oncologia em toda a região.

Outro tema discutido na audiência em Brasília foi a implementação da hemodiálise em Timóteo. “A descentralização desse tratamento é de grande importância, pois vai atender uma população em torno de 100 mil pessoas que se deslocam mais de 60 quilômetros a cada dois dias para Ipatinga para o procedimento. Teremos uma saúde mais humanizada, com tratamento de mais qualidade”, destacou Salvador, pontuando que, no mês de outubro, a hemodiálise estará em funcionamento.

Implantação do Hospital dos Olhos

Além disso, Salvador e Alexandre Silveira conversaram sobre a necessária criação do Hospital dos Olhos em Ipatinga, que vai atender cerca de 800 mil pessoas do Vale Aço que precisam se deslocar até Belo Horizonte para fazer cirurgias e tratamentos. “O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, vai ceder o terreno, a fundação será responsável pela gestão da clínica e os recursos viabilizados por Rodrigo Pacheco e Alexandre Silveira serão utilizados para a construção da sede da clínica e a compra dos equipamentos”, esclareceu Salvador.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário