EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

24 de agosto, de 2021 | 16:32

Prefeito de Fabriciano ajuíza ação contra Alexandre Kalil e pede anulação da eleição da Frente Mineira de Prefeitos

Amira Hissa
Marcos Vinicius aponta desrespeito às regras democráticas no pleito que elegeu Alexandre Kalil à FMPMarcos Vinicius aponta desrespeito às regras democráticas no pleito que elegeu Alexandre Kalil à FMP

O prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius Bizarro (PSDB), ingressou na Justiça de Belo Horizonte com uma ação que pede a nulidade da eleição realizada pela Frente Mineira de Prefeitos (FMP), quando foi eleito presidente o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, e como vice o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, além de outros membros da diretoria. A ação, datada do dia 23, foi distribuída à 33ª Vara Cível de BH.

O documento fundamenta-se no fato de que a eleição realizada no último dia 12 de agosto “desrespeitou o estatuto da associação, uma vez que não foi publicado o edital de convocação pública com 10 dias de antecedência, ferindo o princípio da ampla publicidade, além de não ter sido respeitado o estatuto da associação no que tange à realização do pleito. A eleição aconteceu pela plataforma do Google Meet, e não teria sido permitida a participação de diversos prefeitos que ficaram sabendo da eleição por vias não oficiais, não conseguindo acesso ao pleito mesmo que on-line”, aponta.

Membro da diretoria anterior, Marcos Vinicius diz o processo foi antidemocrático. Ele mesmo teria tentado participar por cerca de 30 minutos, sem acesso permitido. “A Frente de Prefeitos Mineiros é uma entidade de direito privado, de natureza civil, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, que visa congregar municípios mineiros; voltada à cooperação institucional, técnica, administrativa e jurídica entre os municípios associados, com finalidade de promover o aprimoramento da administração pública municipal no Estado. A eleição dessa diretoria não se pretende criar representatividade dos prefeitos associados, e sim, usar da associação para promoção pessoal e política”, afirmou.

A Frente Mineira de Prefeitos tem cerca de 80 municípios com mais de 35 mil habitantes filiados, além de ter como base de trabalho o diálogo para criar ações em favor dos municípios. “A eleição de Kalil está sendo vista como uma ferramenta para se aproximar dos municípios nas diversas regiões do Estado, devido ao interesse do prefeito da capital mineira em uma possível candidatura a governador, conforme já noticiado por vários meios de comunicação”, aponta material publicado pelo prefeito de Fabriciano.

A decisão de acionar a Justiça questionando as eleições é endossada por diversos prefeitos que integram a Frente Mineira; dentre eles, Delegado Crhistiano Xavier, de Santa Luzia; William Pereira Duarte, de Ibirité; Diogo Ribeiro, de Nova Lima; e Lucas Coelho Ferreira, de Caeté. Todos eles também afirmaram que não foram comunicados oficialmente sobre a eleição da nova diretoria da FPM e, aqueles que conseguiram o link de acesso por terceiros, foram impedidos de participar da reunião on-line.

Novas eleições

Por fim, Marcos Vinicius justifica a ação sob o argumento de que “o requerente, filiado na Frente Mineira dos Prefeitos e membro da diretoria anterior, tomou conhecimento pela imprensa que foi realizada eleição para a composição da Mesa Diretora da Frente Mineira dos Prefeitos. Diante do desrespeito às regras democráticas, foi requerida judicialmente a nulidade da eleição, vez que não se reconhece a legitimidade da mesa diretora por ferir regras básicas da democracia, bem como que os réus se abstenham de praticar quaisquer atos inerentes ao registro da diretoria, e ainda, que seja convocada eleições no prazo máximo de 30 dias respeitando as regras democráticas e o estatuto da associação. Não basta apenas vencer uma eleição, deve-se vencer limpamente – o que, no caso, lamentavelmente, não ocorreu”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jaimar de Castro

30 de agosto, 2021 | 07:52

“Muito bem prefeito Marcos Vinicius, faça valer a Lei. Você não está sozinho, vários outros prefeitos endossam essa ação e pedem a anulação da eleição por violar as regras de maneira antidemocrática. O que falta nesse país é respeito às leis e suas normas.”

Jhon

25 de agosto, 2021 | 07:19

“Este prefeito de Coronel Fabriciano tem feito de tudo para aparecer e ficar em evidência na midia NACIONAL, ATACA o Governador Zema, agora está tentando tirar uma casquinha no competentíssimo Prefeito de BH Kalil, MAS UMA COISA É INTERESSANTE, NINGUEM VÊ ESTE PREFEITO DE CORONEL FABRICIANO CRITICANDO A OMISSAO E PESSIMA GESTAO DO GOVERNO BOLSONARO ACERCA DA PANDEMIA.”

Bon

24 de agosto, 2021 | 22:14

“M.Vinicius quer tudo também inclusive ser presidente do brasil”

Envie seu Comentário