25 de agosto, de 2021 | 09:00

Mais de 66 mil doses contra a covid-19 serão distribuídas nesta quarta-feira no Vale do Aço

Fábio Marchetto/Divulgação
Serão distribuídas 66.803 doses para os 35 municípios da macrorregião do Vale do AçoSerão distribuídas 66.803 doses para os 35 municípios da macrorregião do Vale do Aço

A Superintendência Regional de Saúde (SRS), em Coronel Fabriciano, recebeu terça-feira (24) as 41ª e 42ª remessas de vacinas contra a covid-19. Ao todo, foram recebidas 66.803 doses, dentre elas, 24.768 da Pfizer, 16.635 da Astrazeneca e 25.400 da Coronavac, que começam a ser distribuídas nesta quarta-feira (25). A SRS informa que os imunizantes serão levados para os 35 municípios da macrorregião do Vale do Aço. O quantitativo para cada município pode ser conferido pelo site www.agenciaminas.mg.gov.br.

Início da distribuição

Na segunda-feira (23), o Governo de Minas iniciou a distribuição de mais 825.190 imunizantes contra covid-19, que foi referente à 41ª remessa enviada pelo Ministério da Saúde e contou com 419.200 doses da Coronavac e 405.990 da Pfizer. Essas doses serão direcionadas para o atendimento das pessoas por faixa etária descendente. Caberá aos gestores municipais, ao identificar especificidade local que possa trazer riscos de manutenção das atividades essenciais, imunizar as pessoas envolvidas, seguindo a faixa etária na ordem descendente, utilizando as doses já enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

42ª remessa

Já no domingo (22), Minas Gerais recebeu 205.600 doses da vacina Coronavac e 214.110 doses da Pfizer. Os imunizantes fazem parte do 42º lote, que contempla, ainda, 367.250 doses da Astrazeneca. Para agilizar a entrega, a SRS em Coronel Fabriciano distribuirá junto os últimos dois lotes para os municípios da macrorregião do Vale do Aço.

Alinhamento

Conforme a SES, a logística de envio das vacinas depende da articulação junto às 14 macrorregiões do estado, do alinhamento entre a SES-MG, as Forças de Segurança (Gabinete Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar), as 28 Unidades Regionais de Saúde e demais envolvidos, para que a entrega para os 853 municípios seja feita de forma ágil, sem comprometer a segurança dos imunizantes.

A SES também informa que a cada remessa, é preciso elaborar as planilhas de distribuição para os municípios e os documentos com as recomendações para a administração das doses recebidas. Também são conferidos os lotes, a temperatura e os quantitativos de todas as vacinas recebidas, que são separadas por Unidades Regionais de Saúde e municípios. “Todo esse trabalho é feito, inclusive aos fins de semana, para que a operação seja a mais rápida possível, seguindo padrões de segurança e qualidade”, informa SES.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário