CADERNO IPATINGA 2024

24 de agosto, de 2021 | 11:30

Pioneiro do kart em Ipatinga, Rubén Solé é sepultado

Arquivo DA
Ruben Solé, em uma de suas últimas visitas no kartódromo em Ipatinga, que ele ajudou a se tornar uma realidade Ruben Solé, em uma de suas últimas visitas no kartódromo em Ipatinga, que ele ajudou a se tornar uma realidade
(Texto atualizado às 17h34)
Um dos pioneiros do kartismo em Ipatinga, Rubén Antonio Llobell Solé, de 68 anos, morreu na manhã desta terça-feira (24), vítima da covid-19. O corpo dele foi sepultado na tarde de hoje, em Ipatinga, sem velório. Solé trabalhou no Centro de Pesquisas da Usiminas e foi o primeiro presidente do Kart Club Ipatinga (KCI), no biênio 1982 a 1984.
Também foi dirigente do Clube Morro do Pilar. Ele era casado com Adriana de Andrade Solé e deixou um filho, Breno Patrick de Andrade Solé.

Rubén Solé estava hospitalizado em Belo Horizonte, em função das complicações causadas pela covid-19. Ele chegou a ser intubado, mas não resistiu à doença e seu quadro de saúde piorou, evoluindo para óbito.

Solé morreu em Belo Horizonte e, pela causa da morte ter sido covid-19, não houve velório. O sepultamento ocorreu na tarde desta terça-feira no Cemitério Parque Senhora da Paz, em Ipatinga.

Biografia

Nascido na Argentina, Solé era brasileiro naturalizado. Doutor em química e pesquisador, o então funcionário da Usiminas fez história em Ipatinga, na época de ouro do kartismo. Além de piloto, também era dirigente do KCI e promovia disputas no âmbito regional, estadual e nacional. Em 1985, o kartismo tinha evoluído a tal ponto em Ipatinga que a realização do III Campeonato Ipatinguense de Kart, em seis etapas, foi alvo da atenção dos pilotos das equipes de todo o país, conforme registra o livro Ipatinga Cidade Jardim, de José Augusto de Moraes.

Mas foi o Campeonato Brasileiro de Kart, e os 150 Km - Grande Prêmio de Ipatinga, que trouxe à cidade as principais equipes da modalidade no país e o kartódromo Emerson Fittipaldi, com 1.200 metros de pista, 38 opções de traçados, boxes, arquibancadas e um público excepcional, apontado pelas equipes como um dos melhores do país.

Perda

Edmundo Polk Fraga, que participou da primeira diretoria do Kart Clube Ipatinga, lamentou a morte de Solé. Abalado com a notícia da morte do ex-companheiro de pista, Polk lembrou dos tempos de glória. “Era uma pessoa espetacular, que deixa muita saudade. Atuamos juntos no Kart e em vários outros grandes eventos em Ipatinga, uma recordação para a vida toda”, afirmou.

O jornalista aposentado, ex-editor do Diário do Aço, João Senna dos Reis, também lamentou a morte de Solé. "Era super extrovertido, brincalhão, companheiro de todas as horas. Fez muito pelo esporte, cultura e outras atividades em Ipatinga e fazia isso tudo de maneira desinteressada, sem o 'toma lá, dá cá' que às vezes permeia as parcerias", pontua.

Uma das últimas passagens de Solé pelo kartódromo em Ipatinga ocorreu em 2017, por ocasião do GP Usiminas de Kart, válido pela sexta e última etapa da tradicional Copa Vale do Aço de Kart 2017.

Acervo do livro Ipatinga Cidade Jardim
Inauguração do Kart Clube Ipatinga em 1983:  Descerra a placa, Rinaldo Campos Soares (presidente da Usiminas), o prefeito Jamill Selim de Sales, o secretário de Esportes, Orlando Romero e Ruben Solé, presidente do KCI e pilotoInauguração do Kart Clube Ipatinga em 1983: Descerra a placa, Rinaldo Campos Soares (presidente da Usiminas), o prefeito Jamill Selim de Sales, o secretário de Esportes, Orlando Romero e Ruben Solé, presidente do KCI e piloto


Atuação na indústria

Rubén Solé foi pesquisador, consultor e professor, com doutorado em Química pela Universidade de Oviedo, Espanha. Além de ter atuado na indústria argentina, como pesquisador, Solé trabalhou na Usiminas com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e melhora de processos, nas áreas de redução, energia, química, laminação, meio ambiente, qualidade no centro de pesquisas da Usiminas de 1976 até 1998, onde foi coordenador de Pesquisa de Energia e do laboratório químico e plantas piloto. De 1998 até 2003, atuou na área de venda e compra de materiais e, em 2003, assumiu o cargo de gerente de Transferência de Tecnologia da Ternium Sidor.

Desde julho de 2009 trabalhava na Fundação Gorceix, em Ouro Preto, como gerente de Projetos de Pesquisa do Depec (Departamento de Pesquisa em Engenharia e Educação Continuada).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcelo Aliberti

01 de setembro, 2021 | 15:05

“Excelente persona, muy buen amigo y profesional. Trabajamos juntos en Sidor y siempre era un lujo charlar con el. Una tremenda perdida de una persona q sin duda, iba a seguir activa por muchos años más.”

Libia Moreno

31 de agosto, 2021 | 11:29

“Excelente profesional y persona, una lamentable pérdida para la ciencia. QEPD”

Julieta Sueldo Boedo

25 de agosto, 2021 | 20:54

“Una enorme pérdida, un abrazo afectuoso a toda la familia.”

Humberto Carlos da Silva

25 de agosto, 2021 | 18:26

“Posso dizer que foi uma honra conhecê-lo, ser seu vizinho de frente no bairro Das Águas em Ipatinga, e participar com ele na vida de Comissão de bairro e na diretoria do Kart Clube, onde fundamos uma escolinha de pilotos de kart que durou aproximadamente 8 anos, a qual tive o prazer e saudade de liderá-la
Ruben A. L. Solé era uma pessoa simplesmente incrível, de um enorme poder de persuasão e de uma agradável forma de expressão. Enfim um grande amigo que tive a honra triste de assistir juntamente com Edmundo e sua esposa e filho, Adriana Solé e Breno, o seu sepultamento.
Que Deus o receba de braços aberto.
Obrigado meu amigo.”

Paulo Santos Assis

24 de agosto, 2021 | 23:11

“O Ruben Solé era realmente um ponto fora da curva. Enquanto ele era funcionário da Usiminas, eu labutava na Acesita. Eu me lembro muito bem que quando eu apresentava algum trabalho em congresso, ele sempre dava o seu comentário, colocando idéias e sempre defendendo inovação. Perdemos um grande colega. Deus o salve.
Prof. Paulo Santos Assis”

Lincoln Matos Haussmann

24 de agosto, 2021 | 16:36

“Argentino de nascença mas, Brasileiro e Ipatinguense de coração, precursor da estória do esporte do monoposto automobilistico em nossa cidade foi um dos ideologos e ajudou fundar KCI colocando o nome da nossa cidade como referencia no Kartismo Estadual e Nacional nos anos 80 e 90, possuidor de um portunhol rápido as vezes de dificil compreenssão mas de muita eloquencia que retratava a figura de todo realizador de sonhos, vá-se em paz grande amigo.”

Marciano Ceolin

24 de agosto, 2021 | 16:01

“Rubén Solé, promotor da paz por onde passou. Que a certeza do descanso dos justos conforte o coração daqueles que tiveram o privilégio de conviver com esse ser humano fantástico. De alma generosa e acolhedora, não poupou elogios em sua última passagem pelo KCI como convidado de honra, em 2017. Siga em paz!”

Carlos Roberto Martins de Souza

24 de agosto, 2021 | 14:21

“Bons tempos de nossa história! Ele nos colocou nas páginas esportivas nacionais! Valeu Solé!!!”

Aurelio Caixeta Nunes

24 de agosto, 2021 | 12:10

“Fiz parte da primeira diretoria do KCI e tive boa convivência e bom relacionamento comRuben Antônio Sole. Eu narrava as corridas para o público e participava de todas reuniões e viagens. Sinto muito a sua perda. Que Deus o tenha em bom lugar e console seus familiares e amigos.”

Envie seu Comentário