23 de agosto, de 2021 | 18:00

Secretaria de Saúde de Ipatinga retoma atendimento multiprofissional em domicílio

Divulgação
Os atendimentos são dirigidos a pacientes com doenças agudas e que estão impossibilitados fisicamente de se deslocarem até uma unidade de saúdeOs atendimentos são dirigidos a pacientes com doenças agudas e que estão impossibilitados fisicamente de se deslocarem até uma unidade de saúde

Bem-estar, prática humanizada e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde, fazem parte do programa Consulta Multiprofissional Domiciliar, desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Ipatinga, por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O governo ipatinguense informa que estes atendimentos multiprofissionais de atenção domiciliar estão sendo retomados, sendo mobilizados médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas.

Os atendimentos residenciais são dirigidos a pacientes com doenças agudas e que estão impossibilitados fisicamente de se deslocarem até um serviço ou unidade de saúde. As visitas ocorrem semanalmente, para todos os pacientes que precisam de acompanhamento, de acordo com a necessidade de cada caso.

Rotina de cuidados

As equipes são treinadas especificamente para a rotina de cuidados com os enfermos durante as visitas. Algumas necessidades avaliadas são: transferência no leito, prevenção de úlceras de pressão, manejo das úlceras que já existem, além do estado nutricional e o uso de sondas.

Com a assistência domiciliar, o paciente também evita infecções e contaminações hospitalares. O serviço colabora ainda com o aumento da oferta de leitos nos hospitais, já que o atendimento é feito em casa.

A diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), Elaine Vasconcelos, explica que além de realizar consultas médicas, atendimento de enfermagem e terapias, a equipe trabalha a capacitação do cuidador para atendimento ao usuário em domicílio, com o objetivo de garantir uma assistência de qualidade envolvendo a família e as pessoas que assistem os doentes nesse processo. “O Programa auxilia na redução da demanda por atendimento hospitalar e, principalmente, contribui com a humanização da atenção à saúde”, completa Elaine.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário