Expo Usipa 2024 02 - 728x90

24 de agosto, de 2021 | 10:00

Governo de Fabriciano acusa Estado de reter mais de 22 mil doses de vacina contra covid

Reprodução
Transmissão ao vivo realizada na tarde desta segunda-feira reuniu secretário, procurador e prefeitoTransmissão ao vivo realizada na tarde desta segunda-feira reuniu secretário, procurador e prefeito

As transmissões ao vivo realizadas pelo prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius Bizarro (PSDB), são sempre recheadas de informações, algumas delas polêmicas. Na desta segunda-feira (23), Bizarro, amparado pelo setor jurídico da prefeitura, destacou que o Estado de Minas Gerais reteve 22.165 doses de vacina contra a covid-19 que pertencem ao município, impedindo o avanço da imunização, a exemplo de cidades vizinhas, que já anunciaram a vacinação de pessoas na faixa dos 18 anos.

O procurador-geral do município, Denner Franco Reis, informou que Fabriciano notificou o Estado, por constatar que as doses foram represadas indevidamente, a pretexto do governo estadual de reservar os imunizantes, o que prejudica a estratégia de vacinação de Coronel Fabriciano.

“Lembrando que nessa competência tripartite o Estado é mero repassador das doses e quem tem competência de organizar a vacinação é o município. Por direito, essas vacinas pertencem ao município, que notificou o Estado para que proceda com a entrega dessas doses, mas o prazo venceu. A procuradoria irá acionar judicialmente para que proceda com a entrega dessas 22.165 doses. Isso nos permitirá avançar no calendário de vacinação. Só esclarecendo que essa ação judicial não é para constranger ninguém”, ponderou Denner.

O prefeito salientou que houve crime e irregularidade quando doses deixaram de ser repassadas a Fabriciano, mas enviada normalmente para os outros municípios. “Tanto é que estão adiantando a vacinação. Também podemos fazer isso, chegar aos 20, 18 anos, basta o Estado entregar o que de forma irregular reteve e não consegue justificar. Informalmente foi comunicado a nós que não estão mais com as vacinas. Mas nós sabemos, estão com outros municípios. Tem 22 mil doses retidas e isso é local. Perseguição local”, afirmou, mencionando a Regional de Saúde.

Mais doses

Conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde em seu portal, Minas Gerais recebeu, no domingo (22), 205.600 doses da vacina Coronavac e 214.110 doses da Pfizer. As vacinas fazem parte do 42º lote, que contempla, ainda, 367.250 doses do imunizante Astrazeneca. Estas, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na segunda-feira.

Após a organização da logística de envio dos imunizantes às 14 macrorregiões do Estado, será feita a distribuição aos 853 municípios.

Resposta do Estado

O Diário do Aço entrou em contato com a assessoria do governo de Minas, entretanto, até o fechamento desta edição, não recebemos posicionamento a respeito.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário