24 de agosto, de 2021 | 09:00

Mais turmas retomam aulas presenciais na rede estadual de ensino

Divulgação
As escolas estaduais no Vale do Aço se organizaram para receber os alunos nesta segunda-feira As escolas estaduais no Vale do Aço se organizaram para receber os alunos nesta segunda-feira

A quantidade de alunos de escolas da rede pública estadual em atividades presenciais foi ampliada mais uma vez. Nesta segunda-feira (23), foi a vez dos alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental, do 1º ano do ensino médio e períodos restantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes retornarem à escola. Eles se juntam às demais etapas de ensino que já voltaram às atividades presenciais, completando, dessa forma, todo o processo de autorização para a retomada gradual das turmas de educação básica.

Conforme a superintendente de Ensino Regional, Edvania de Lana Morais, no Vale do Aço, as escolas estaduais nos municípios da região também começaram a receber, nesta segunda-feira, os alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental, do 1º ano do ensino médio. Na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), 24 escolas estaduais já estão permitidas a retomarem suas atividades presenciais em Ipatinga, 14 em Coronel Fabriciano, 11 em Timóteo e seis em Santana do Paraíso. Estudantes, pais ou responsáveis que quiserem verificar se a sua escola está com as atividades presenciais autorizadas devem acessar o site: www.educacao.mg.gov.br. Na aba destinada à retomada, a listagem de municípios e unidades de ensino autorizadas é atualizada diariamente.

1.758 escolas reabertas

Conforme a Secretaria de Estado de Educação (SEE), a rede estadual passa a contar com 1.758 escolas reabertas, em 284 municípios, para receber alunos e professores. Essas unidades atendem um total de 990 mil alunos em todas as etapas de ensino. No modelo de ensino híbrido, há uma semana presencial em alternância com uma semana de atendimento remoto. “O retorno das escolas da rede estadual de Minas é seguro, gradual, híbrido, facultativo às famílias e foi planejado para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e transmitir a segurança e confiança necessárias a alunos, funcionários, pais e responsáveis”, aponta a SEE.

Cenários

A Secretaria também informa que nos municípios inseridos nas ondas Amarela ou Verde, as atividades presenciais estão permitidas para os alunos de todos os anos escolares do ensino fundamental e também do médio, além da EJA e cursos profissionalizantes. “Caso o município ainda se encontre em microrregião em Onda Vermelha, permanece a autorização apenas para os anos iniciais do ensino fundamental. Lembrando sempre que a volta presencial ocorre apenas nos municípios que não apresentam restrições. Importante ressaltar ainda que, sempre que algum ano de escolaridade for incluído na retomada, o momento de acolhida é iniciado pelos professores em uma semana e, na seguinte, ocorre o recebimento dos estudantes”, explica.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário