23 de agosto, de 2021 | 10:13

Forças de segurança deflagram operação Maria da Penha em Minas Gerais

Ação coordenada pela Sejusp é integrada com as polícias, Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Penitenciário e Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade

No Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, lembrado nesta segunda-feira (23), as forças de segurança se unirão em diversas ações no combate à violência doméstica e prevenção ao feminicídio em todo o Estado. Mandados de apreensão, de busca e de prisão serão cumpridos pela Polícia Civil nas 19 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), além de cumpridas medidas protetivas de urgência. A Polícia Militar dará apoio aos cumprimentos, realizará visitas tranquilizadoras às vítimas e visitas aos agressores da Lei Maria da Penha e seguirá, também, com as ações no interior, como tem feito ao longo de todo o mês de agosto.

Os integrantes das forças de segurança vão repassar orientações e também cumprirão, durante o dia, mandados judiciais de busca, apreensão e prisão.

15 anos da lei

A Lei 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha foi sancionada há 15 anos. A legislação leva no nome a dor e a luta de Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu, durante 19 anos, violência doméstica praticada por seu então marido. Violência que a tornou cadeirante e a transformou em símbolo de luta.

A Lei Maria da Penha, é apontada como uma grande conquista das mulheres, também é importante instrumento para a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) na execução e promoção de ações que auxiliem as vítimas. O mesmo rigor aplicado aos homens que agridem mulheres também é aplicado no caso de mulheres que agridem homens.

Dados da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) mostram uma queda de 7,2% nas vítimas de feminicídios (consumados e tentados) no primeiro semestre de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020. Foram 155 vítimas neste ano contra 167 entre janeiro e junho do ano passado. Apesar dos números positivos, a violência no âmbito doméstico é uma realidade que ainda estampa manchetes nos jornais diariamente. A violência vai além das agressões físicas e também abrangem outros fatores. O assunto foi tema do artigo Identifique sinais de abuso psicológico, de autoria da psicóloga Alessandra Augusto, publicado recentemente pelo Diário do Aço.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário