22 de agosto, de 2021 | 09:30

Um vovô de 103 anos

Jaguaraçuense Dorval Coelho de Barros foi prefeito, vereador e ainda demonstra paixão pela política e pelo futebol

Álbum de Família
Dorval Coelho de Barros sempre bem-humorado no ''arraiá'' da família, em julho deste anoDorval Coelho de Barros sempre bem-humorado no ''arraiá'' da família, em julho deste ano
(Silvia Miranda - Repórter do Diário do Aço)
Em tempos quando vivemos uma devastadora pandemia, estar vivo e com saúde é uma dádiva ainda mais reconhecida. E resistir a todo esse mal, ultrapassando os cem anos de idade, realmente é uma virtude surpreendente. Para Dorval Coelho de Barros, que completou 103 anos nesta semana que passou, o segredo parece ser a alegria e a gentileza, como relata a família.

Nascido e criado no pacato município de Jaguaraçu, sempre bem-humorado e descontraído, Dorval Coelho também teve um longo casamento, ao lado de Mildes Moreira de Barros, durante 71 anos, até que em 2018 a esposa, que era dez anos mais jovem, faleceu. Juntos tiveram dez filhos, mas hoje apenas quatro estão vivos. Entretanto, a casa sempre está cheia com seus 16 netos e 17 bisnetos.

A neta, Natalia Coelho Horta, conta que por muito tempo Dorval foi comerciante, mas também se aventurou como alfaiate e garimpeiro. “Em todas as profissões ele nos conta que teve sucesso e atribui isso à sua serenidade e gentileza”, destacou.

Álbum de Família
O vovô ao lado das netas, sempre com muita alegria e disposiçãoO vovô ao lado das netas, sempre com muita alegria e disposição
Paixões

Quando novo, era habilidoso com os pés, gostava de tocar e dançar uma boa música. A família também relata sua paixão pela política, já que o centenário chegou a ser um dos primeiros prefeitos de Jaguaraçu, além de vereador por vários mandatos.

No futebol, sua outra paixão, Dorval é americano de coração, e nas horas vagas ainda tem disposição para cuidar do quintal da casa e ajudar com a manutenção da horta. “E adora uma gambiarra, ele é o tipo de vô pra toda obra, sabe fazer de tudo e bem feito”, diz a neta Natalia em tom bem humorado.

“Ele é um dos maiores exemplos que tenho. Homem sábio, forte, trabalhador e justo. Pessoa como poucas. Nunca o vi se queixar da vida, nem tampouco de alguém. Ele sempre tem um sorriso tímido no rosto e está pronto pra acolher. É uma alegria vê-lo forte e com saúde. Que a fé e serenidade dele proporcionem muitos dias ao nosso lado. Ele é o nosso tesouro”, pontuou a neta.

Álbum de Família
Dorval junto de alguns dos 17 bisnetosDorval junto de alguns dos 17 bisnetos
Sábado de comemoração

Todos os anos a família comemora o aniversário de Dorval, tendo realizado uma grande comemoração nos seus 100 anos. A data do seu nascimento é 18 de agosto de 1918. Completou 103 anos na quarta-feira passada, porém, a família se reuniria neste sábado (21), para um almoço, bem do jeito que o senhor Dorval gosta e como reza a tradição mineira.

Mais de 80 anos de espera

Dorval Coelho sempre residiu no município de Jaguaraçu e esperou por mais de 80 anos pelo título de regularização fundiária da casa onde morou com os pais e também criou toda a sua família e vive atualmente. No fim do mês de julho, durante a passagem do governador Romeu Zema (Novo) na cidade, ele e a filha, Maria Mildes de Barros, professora aposentada, puderam enfim receber o documento oficial da residência. “É com muita alegria que recebo, juntamente com meu pai, o título de regularização fundiária. Meu pai, com 102 anos (idade que tinha no dia), aguarda desde os seus 20 anos por este momento. Agradeço a todos que colaboraram para a realização deste grande sonho. Sim, um grande sonho, pois esperamos por anos e anos para ter este documento em mãos. Este dia chegou”, disse a filha na ocasião, em um momento que emocionou a todos os presentes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Otacilio Geraldo Miranda

23 de agosto, 2021 | 08:11

“Parabéns tio Dorval .Esse merece todas as homenagens , sempre Calmo, sereno , acolhedor , amigo e honesto . Grande abraço meu tio!”

Gilmara Barros Assis

22 de agosto, 2021 | 21:06

“Agradecemos ao Diário do Aço, em especial a repórter Silvia Miranda, pela homenagem ao meu avô Dorval Coelho de Barros. Ele é uma pessoa digna de todas as homenagens por sua vida de batalhas, honestidade e dedicação a nossa família.
Nossa família se sentiu lisonjeada e muito feliz.
Gilmara Barros e família”

Envie seu Comentário