22 de agosto, de 2021 | 08:00

Maçonaria oferece escola de formação para jovens na região

Divulgação
As meninas têm dois grupos de iniciação nos princípios da MaçonariaAs meninas têm dois grupos de iniciação nos princípios da Maçonaria

Além de sua atuação principal no Vale do Aço, a Maçonaria também possui um tipo de escola preparatória para jovens, com iniciação aos sete anos de idade. O grupo se reúne em Ipatinga aos sábados e os jovens não precisam ser filhos de maçons, mas indicados por um membro da organização. O propósito é ensinar os ideais da base maçônica para meninos e meninas, com o intuito de formar bons cidadãos no respeito às leis e sociedade.

Nesta semana, no dia do Maçom comemorado no Brasil, a reportagem do Diário do Aço publicou uma matéria sobre as ações e algumas das ideologias desta organização, que é uma das mais antigas e rotulada como extremamente secreta e envolta em simbologias.

Ordem

Para a faixa etária de 12 a 21 anos, existe a Ordem DeMolay, uma instituição patrocinada pela maçonaria e criada nos Estados Unidos em 1919. Conforme membros da organização, a Ordem é inspirada na vida do último Grão-Mestre dos Cavaleiros Templários, o francês Jacques Demolay.

Além de valores éticos, a escola de líderes também ensina algumas habilidades para viver em sociedade, como: falar em público; procedimentos parlamentares; hierarquia e disciplina; respeito às regras; a importância de auxiliar a comunidade; responsabilidade. Dos sete aos 12 anos, a preparação maçônica dos jovens se chama: Ordem dos Escudeiros e é dirigida pelos Demolay com a missão de preparar os jovens desta idade para o próximo nível.

Meninas

Para as mulheres também existem dois níveis de preparação, as Abelhinhas, do sete aos nove anos, e “Filhas de Jó”, dos dez aos 20 anos. Como Abelhinha, a jovem é convidada a participar da maioria das atividades das Filhas de Jó. Elas se reúnem no mesmo local e dia nas reuniões das Filhas de Jó. Enquanto as Filhas estão reunidas no templo realizando a reunião ritualística, como é chamado, as Abelhinhas ficam com uma líder responsável.

Para o grupo mais velho de meninas, os ensinamentos são baseados no Livro Bíblico de Jó, capítulo 42, versículo 15: “Em toda terra não se acharam mulheres tão justas como as Filhas de Jó, e seu pai lhe deu herança entre seus irmãos”.

As reuniões são realizadas duas vezes por mês, geralmente no segundo e quarto sábado de cada mês. Durante a pandemia, as reuniões são realizadas no formato virtual.

Os grupos realizam trabalhos de filantropia, com doação de materiais e alimentos para pessoas ou organizações que cuidam de pessoas necessitadas. Interessados em participar ou ter mais informações podem acessar o perfil do instagram @perolasdovale.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gilberto Henrique da Silva

23 de agosto, 2021 | 05:53

“Trabalho exemplar o que as meninas fazem.
São mulheres gigantes em corpos de crianças.
Parabéns”

Atair

22 de agosto, 2021 | 11:45

“Parabens, pela publicação e sou de Sao Paulo, Capital,”

Envie seu Comentário