20 de agosto, de 2021 | 16:43

Iniciada regularização fundiária de imóveis rurais para famílias de pequenos de agricultores, em Fabriciano

O governo de Coronel Fabriciano informa que iniciou o Programa de Regularização Fundiária Rural e Terras Devolutas de Minas Gerais. Nesta semana, foram realizadas as audiências públicas com os posseiros para detalhar a iniciativa, critérios de adesão, cronograma de ações e sanar dúvidas referentes ao processo.

Realizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e prefeituras, o programa visa garantir o direito às terras devolutas (sem registro). “O programa dá garantia jurídica de propriedade da terra às pessoas que têm posse mansa e pacífica que já estão produzindo em seu terreno”, explica Priscila Santos, profissional do setor geoprocessamento da Seapa.

A previsão é contemplar até 250 famílias da Serra dos Cocais (zona rural) e bairros vizinhos, como Caladão, Contente, São Vicente entre outros. A Emater-MG é a responsável pela mobilização e cadastramento dos produtores rurais posseiros da terra no município. Já a administração municipal entra com a divulgação, logística e todo o suporte para realização dos trabalhos. A expectativa é entregar as escrituras ainda este ano.

Além da segurança jurídica, com a posse da terra, o agricultor também passa a ter acesso a várias linhas de crédito e de financiamento para o plantio, como o Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

Para quem é o programa

O Programa tem como público-alvo pequenos produtores rurais residentes em terrenos de até 50 hectares há mais de cinco anos, que tem na terra sua principal fonte de renda e não seja proprietário de nenhum outro imóvel. Para estas famílias, o título é gratuito e a lei permite legitimar apenas um imóvel.

Para proprietários residentes em áreas de 100 a 250 hectares, é necessária ação discriminatória e autorização da Assembleia Legislativa. A Legislação veda a participação de autoridades públicas e servidores vinculados ao sistema de política rural do Estado.

Cadastro

Os posseiros interessados em fazer o cadastramento deverão apresentar os documentos pessoais (carteira de identidade, CPF e certidões de nascimento ou casamento) e dos documentos que comprovem a posse (declaração de STTR, Emater, CMDRS e prefeitura; contratos de particulares que versem sobre cessão ou transferência, a qualquer título, do imóvel rural; conta de luz; CCIR; ITR; CAR; cartão de produtor rural – Inscrição Estadual; cadastro perante o IMA, IEF, Igam etc.; recibos ou notas fiscais relativos a insumos utilizados na propriedade; recibos ou notas fiscais relativos a negociação de bens ou produtos agrícolas ou animais, dentre outros). O atendimento será realizado conforme a programação abaixo, das 9h às 16h.


23 e 24 de agosto | segunda e terça-feira

Secretaria de Governança Estratégica da Qualidade, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade Econômica (Rua Doutor Querubino, 342, Centro).

25 de agosto | quarta-feira
Nova Estrela (casa do Patrick).

26 de agosto | quinta-feira
Cocais de Cima (Salão Paroquial da Igreja de São José dos Cocais).

27 de agosto | sexta-feira
Cocais de Baixo (Salão Comunitário da Igreja Nossa Sra. das Vitórias)


30 de agosto | segunda-feira
Bertoldos (Bar do Divino)

Mais informações:
Secretaria de Governança Estratégica da Qualidade, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade Econômica. Telefone: 3406-7552

Secretária de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação Telefone: 3406-7593
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário