EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

20 de agosto, de 2021 | 15:12

Ministério Público ajuíza ação contra ex-vereador que assassinou prefeito de Naque

Divulgação PCES
 MPMG requer que o ex-vereador, além das sanções penais, seja responsabilizado e condenado com perda da função pública e suspensão dos direitos políticos MPMG requer que o ex-vereador, além das sanções penais, seja responsabilizado e condenado com perda da função pública e suspensão dos direitos políticos

*Com informações da assessoria de Comunicação do Ministério Público de Minas Gerais

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Açucena, ajuizou Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa contra ex-vereador de Naque, Marcos Alves de Lima (PSDC) pelo assassinato do ex-prefeito do município, Hélio Pinto de Carvalho, o Hélio da Fazendinha (PSDB), no ano de 2019.

O MPMG já ofereceu denúncia criminal contra ex-vereador por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima). Atualmente, o ex-vereador está no Presídio de Açucena, segundo informou a assessoria.

De acordo com a ACP, ao cometer o homicídio do então chefe do poder Executivo municipal, o ex-vereador também "violou fortemente os seguintes princípios da Administração Pública: legalidade, moralidade e impessoalidade, que estão previstos na Constituição Federal e na Lei 8.429/92, que trata das sanções a agentes públicos por atos de improbidade administrativa".

Dessa forma, com a ACP, o MPMG requer que o ex-vereador, além das sanções penais, civis e administrativas, também seja responsabilizado e condenado às punições previstas na Lei 8.429/92, como perda da função pública e suspensão dos direitos políticos.

Crime
O comerciante e então vereador de Naque, Marcos Alves de Lima, de 56 anos, foi preso em julho de 2019 em Governador Valadares. O atentado contra o prefeito aconteceu nesta manhã de sábado (13), em Naque, o político não resistiu e morreu ao ser encaminhado para o hospital em Ipatinga. Marquinho do Depósito e foi eleito vereador pelo Partido Social Democrata Cristão (PSDC). O prefeito baleado foi socorrido, ainda com vida e encaminhado ao hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. Hélio da Fazendinha não resistiu e morreu.

Leia também:
Gaeco e PC do Espírito Santo prendem vereador que matou prefeito
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Elson

21 de agosto, 2021 | 18:04

“Merece pena máxima e mais uns 30 anos. Covarde!”

Envie seu Comentário