20 de agosto, de 2021 | 06:31

Período de seca faz ligar o alerta contra doença fatal provocada por carrapato

Duas pessoas morreram em Betim, vítimas da contaminação com bactéria transmitida pelos carrapatos estrela

Com informações da Agência Brasil
Uma criança e um idoso morreram por causa da febre maculosa na cidade de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Os dois eram da mesma família. Os óbitos reforçaram o alerta para a prevenção contra o carrapato estrela, causador da doença.


As mortes ocorreram no bairro Nacional, situado em uma região da cidade marcada pela grande incidência de casos da doença. Em 2019 também foi registrado um surto de febre maculosa na região. Surtos de febre maculosa também já foram registrados, há alguns anos, em Caratinga e em Coronel Fabriciano.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Betim diz que está adotando medidas para evitar a disseminação da doença e que mais vidas sejam perdidas para ela. Foram visitadas 1,3 mil casas e entregues às famílias informações sobre os riscos associados a essa modalidade de febre.

No período de seca há uma maior proliferação dos carrapatos, que são disseminados por vários animais, dentre eles, cavalos, burros, mulas e capivaras.

As pessoas devem evitar áreas com infestação de carrapatos nesse período de estiagem e, caso percebam que foram picadas devem ficar atentas. O diagnóstico rápido da doença, que mata 60% das pessoas que se contaminam, é determinante para o tratamento hospitalar adequado.

Os carrapatos são artrópodes pertencentes à mesma classe Arachinida, como as aranhas e escorpiões. Não sobrevivem na água e banhos demorados e inspeção minuciosa no corpo podem evitar que se fixem nas pessoas.

Segundo o Ministério da Saúde, os carrapatos podem se contaminar e repassar a humanos duas espécies de bactérias que provocam a febre maculosa: a Rickettsia rickettsii e a Rickettsia sp. cepa Mata Atlântica.

Entre os principais sintomas da pessoa contaminada estão, febre, dor no fundo dos olhos, dor de cabeça e insônia, náuseas, vômitos e diarreia, dor no corpo e manchas na pele.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário