20 de agosto, de 2021 | 09:00

Municípios do Vale do Aço recebem 39ª e 40ª remessas de vacinas contra covid

Fábio Marchetto/Divulgação
Para a macrorregião do Vale do Aço, serão distribuídas 10.790 doses da Astrazeneca Para a macrorregião do Vale do Aço, serão distribuídas 10.790 doses da Astrazeneca

A Superintendência Regional de Saúde (SRS), em Coronel Fabriciano, deu início, nesta quinta-feira (19), à distribuição das 39ª e 40ª remessas de vacinas contra a covid-19. Ao todo, são 34.648 doses de imunizantes, dos quais 10.790 são da Astrazeneca, 7.640 da Coronavac e 16.218 da Pfizer. O quantitativo disponível para cada município pode ser conferido no site www.agenciaminas.mg.gov.br.

Conforme a SRS, os 39º e 40º lotes serão destinados à aplicação da primeira e da segunda dose de adultos acima de 18 anos em todo o estado. “A SRS recebeu na quarta-feira (18), o quantitativo de 34.648 doses de vacinas contra covid-19, das quais 10.790 são da Astrazeneca, 7.640 da Coronavac e 16.218 da Pfizer. A distribuição das doses para os 35 municípios pertencentes à jurisdição da SRS/Coronel Fabriciano começou na manhã de quinta-feira”, afirmou em nota.

Âmbito estadual

Já o Governo de Minas começou, na quarta-feira, a distribuição de 947.810 doses referentes às 39ª e 40ª remessas de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. São 453.960 doses da Pfizer, 301.250 da Astrazeneca e 192.600 da Coronavac. Para otimizar a logística de distribuição para as Unidades Regionais de Saúde (URS’s), os dois últimos lotes de vacinas recebidos serão enviados em uma única operação.

Distribuição

Para se adequar à logística de entrega de vacinas contra a covid-19 do Ministério da Saúde, que tem aumentando a periodicidade de envio das remessas, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) distribuirá os imunizantes conforme o seguinte planejamento: remessas que chegam sexta-feira, sábado e domingo serão distribuídas a partir de segunda-feira e continuidade nos dias seguintes; Remessas que chegam segunda e terça-feira terão a distribuição a partir de quarta-feira e continuidade nos dias seguintes; Remessas que chegam quarta e quinta-feira farão a distribuição a partir de sexta-feira e continuidade nos dias seguintes.

Alinhamento

A logística de envio das vacinas depende da articulação junto às 14 macrorregiões do estado, do alinhamento entre a SES-MG, as Forças de Segurança (Gabinete Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar), as 28 Unidades Regionais de Saúde e demais envolvidos, para que a entrega para os 853 municípios seja feita de forma ágil, sem comprometer a segurança dos imunizantes.

Balanço

Conforme a SES, a cada remessa, é preciso elaborar as planilhas de distribuição para os municípios e os documentos com as recomendações para a administração das doses recebidas. “Também são conferidos os lotes, a temperatura e os quantitativos de todas as vacinas recebidas, que são separadas por Unidades Regionais de Saúde e municípios. Todo esse trabalho é feito, inclusive aos fins de semana, para que a operação seja a mais rápida possível”, explica a SES.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário