19 de agosto, de 2021 | 16:58

Atrações nacionais encerram Festival de Teatro de Ipatinga

Adalberto Lima/Divulgação
''Vau da Sarapalha'' (PB): elogiação adaptação de um conto de Guimarães Rosa''Vau da Sarapalha'' (PB): elogiação adaptação de um conto de Guimarães Rosa

O Festival de Nacional de Teatro Ipatinga – Conectados encerra sua terceira edição apresentando, nesta sexta-feira (20) e sábado (21), sempre a partir das 20h, dois espetáculos da cena nacional das artes cênicas, já exibidos inclusive no exterior. De João Pessoa (PB), o Piollin Grupo de Teatro vai apresentar “Vau da Sarapalha”, e de Curitiba (PR), marca presença a Cia. Brasileira de Teatro com a peça “Preto”.

O festival teve início no dia 6 de agosto e apresentou, em dois fins de semanas, 10 espetáculos selecionados por meio de edital, com a participação de cerca de 1.500 pessoas durante as exibições. Em oito dias de programação, reuniu quatro espetáculos infantojuvenis e seis adultos, das cidades mineiras de Uberlândia, Belo Horizonte, Timóteo e Ipatinga, além de Itajaí/SC, Itapira/SP e Mossoró/RN.

“Vau da Sarapalha”, adaptado do conto Sarapalha, de João Guimarães Rosa, estreou em 1992 e foi apresentado em várias cidades brasileiras e em festivais internacionais. É considerada uma das montagens mais importantes de aproximação do universo de Guimarães Rosa ao contexto da cena contemporânea. Conforme a produção, a adaptação reúne tanto elementos do teatro físico quanto do narrativo, e remete o público ao universo simbólico do escritor mineiro Guimarães Rosa.

No espetáculo “Preto”, que estreou em 2017, o diálogo é sobre a construção histórica e social do racismo no Brasil. A narrativa é articulada a partir da fala de uma mulher negra sobre a realidade do povo, o afeto e a maneira como se lida com as diferenças e como cada um se vê numa sociedade marcada pela desigualdade.

Divulgação
O elenco do espetáculo ''Preto'' (PR): diálogo sensível sobre o racismo no BrasilO elenco do espetáculo ''Preto'' (PR): diálogo sensível sobre o racismo no Brasil
Serviço

O Festival Nacional de Teatro de Ipatinga é realizado pelo Grupo Teatral Boca de Cena, com apoio da Secretaria do Estado de Cultura do Governo de Minas Gerais e da Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo, utilizando os recursos da Lei Aldir Blanc.

Os espetáculos “Vau da Sarapalha” (sexta-feira, 20) e “Preto” (sábado, 21) serão exibidos uma única vez, a partir das 20h, gratuitamente no canal do Grupo Boca de Cena no YouTube.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário