EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

19 de agosto, de 2021 | 14:58

Dnit faz trabalhos de contenção com uso de rip-rap na BR-381

Divulgação
O rip-rap é uma técnica utilizada para construção e estabilização de taludesO rip-rap é uma técnica utilizada para construção e estabilização de taludes

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) faz trabalhos para contenção de talude no km 415 da BR-381, dentro do lote 7 de obras. O serviço é necessário para evitar erosão e danos na estrutura viária construída nesse trecho da rodovia federal, explica a autarquia.

O rip-rap é uma técnica utilizada para construção e estabilização de taludes. A ideia deste tipo de construção é dar equilíbrio para as encostas fazendo uso do próprio peso. Esse tipo de contenção é formado por sacos preenchidos com materiais (terra, cimento ou areia), mantas geotextil ou, até mesmo, pneus.

Entre as vantagens desse tipo de contenção está o baixo custo com estruturas de maior simplicidade de execução por não requerer equipamentos específicos. Com a instalação feita, o Dnit evita que a erosão afete o talude escavado e o solo retirado acabe indo para o sistema de drenagem ou para a plataforma das pistas.

Obras complementares

Os usuários da BR-381 devem ter atenção para trabalhadores e equipamentos em movimentação pelo lote 7, entre os municípios mineiros de Barão de Cocais a Caeté, durante a execução de trabalhos complementares. Equipes de trabalhadores finalizam a construção de drenagem, instalação de elementos de sinalização rodoviária, finalização de acessos, entre outros serviços, em trecho de pistas já duplicado. Muitas dessas atividades precisam que as faixas de rolagem sejam interrompidas, estreitando o tráfego de veículos.

Todas as frentes para trabalhos complementares devem estar sinalizadas e identificadas, ficando o motorista obrigado a reduzir a velocidade ao trafegar pelos estreitamentos de pistas. O mesmo se pede para estreitamentos de pista em alças laterais ou vias laterais. Quando os trabalhos forem realizados em comunidades próximas do traçado das pistas, os pedestres devem manter distância e seguir fora de onde o serviço acontece.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário