19 de agosto, de 2021 | 09:30

Governo mineiro lança programa para qualificação profissional

Divulgação
As aulas serão ministradas por instituições de educação credenciadas, como o SenacAs aulas serão ministradas por instituições de educação credenciadas, como o Senac

A Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG) lançará, nesta quinta-feira (19), o Projeto Trilhas do Futuro, um programa para oferta de cursos técnicos gratuitos para alunos do ensino médio. As aulas serão ministradas por instituições de educação credenciadas, e ainda nesta quinta serão anunciados os títulos e vagas disponíveis para cada município. As inscrições começarão nesta sexta-feira (20).

A proposta é capacitar jovens dos segundos e terceiros anos do ensino médio; estudantes regularmente matriculados em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e jovens que concluíram o ensino médio. As oportunidades podem abranger 17 cursos diferentes em áreas como saúde, informática, gestão, beleza e moda, no entanto, a oferta destes cursos pode variar em cada município.

Os estudantes que estão cursando o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) ou algum curso profissional ofertado pela SEE/MG não poderão se inscrever para o Projeto Trilhas de Futuro.

Em Coronel Fabriciano e Ipatinga, o Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) será uma das instituições credenciadas e ofertará mais de 200 vagas gratuitas para os cursos de Marketing, Logística e Informática. O Senac confirmou que além de não ter custo para os alunos, os participantes receberão vale-transporte e alimentação no valor de R$ 18 por dia, como apoio para frequentar os cursos.

As aulas serão presenciais, com adequação às medidas locais de prevenção à covid-19. Os cursos têm início previsto para o mês de outubro e duram, em média, de 18 a 24 meses. Os interessados devem ficar atentos aos pré-requisitos para participação no programa e os documentos necessários para realização da matrícula.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 20 e 30 de agosto pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br. O projeto é destinado a estudantes regularmente matriculados nos segundos e terceiros anos do ensino médio; estudantes regularmente matriculados em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e jovens que concluíram o ensino médio.

Após a realização das duas chamadas regulares, será aberto período de vagas remanescentes, em que qualquer candidato poderá se inscrever para as vagas ainda disponíveis.

No período de vagas remanescentes, não será observado o regramento de priorização descrito anteriormente, e será adotada a priorização a partir do critério cronológico das inscrições. Nas vagas remanescentes, o estudante escolherá qual curso e em qual instituição deseja participar a partir de listagem de vagas disponíveis.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário