18 de agosto, de 2021 | 13:57

Dnit e Gestora Ambiental iniciam campanha contra queimadas na BR-381

Divulgação
Foram desenvolvidos materiais para serem fixados em locais de movimentação de motoristas, comunidades lindeiras e canteiros de obrasForam desenvolvidos materiais para serem fixados em locais de movimentação de motoristas, comunidades lindeiras e canteiros de obras

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que dá continuidade nesta semana à campanha de sensibilização contra queimadas ao longo dos trechos em obras na BR-381. A ação é realizada pela autarquia por meio do consórcio Skill-MPB Engenharia, Gestora Ambiental contratada para o empreendimento.

A campanha segue os moldes das atividades feitas em 2020, com trabalhos de sensibilização pontuais, eletrônicos e diretos com comunidades, respeitando as limitações de contato social impostas pela pandemia. Os conteúdos serão, na maioria, repassados on-line para os públicos atendidos pelos programas de Educação Ambiental e Comunicação que o Dnit realiza na rodovia federal.

Foram desenvolvidos materiais gráficos para uso em mídia social, site e para impressão, este último destinado à fixação em locais de movimentação de motoristas, comunidades lindeiras e canteiros de obras.

Dados do Programa Queimadas, fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), revelaram que no mês de maio foram detectados 382 focos de queimada ativos em Minas Gerais. O índice é o segundo mais alto desde o início do monitoramento, em 1998. A alta no número de queimadas continua em junho, com 352 focos ativos detectados até o dia 20. No primeiro semestre de 2021 houve aumento de 49% no número de novas queimadas no estado em relação ao mesmo período do ano anterior. Na região da Grande BH o aumento foi de 90%.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, com o tempo se mantendo seco e a umidade baixa por longos períodos, aliados a ventos fortes e falta de chuvas expressivas, os focos de incêndio acabam sendo favorecidos. No entanto, a ação humana ainda é uma das principais causas para as queimadas que destroem as matas.

Cuidados nas pistas

Um dos problemas causados pelas queimadas perto das pistas da BR-381 é a chance de acidentes, que podem ser causados pela fumaça, reduzindo a visão dos motoristas. Não há dados exatos sobre números de acidentes em rodovia federais causados diretamente pela falta de visibilidade, trazida pelas paredes de fumaça das queimadas.

Para evitar acidentes e se manter seguro frente às paredes de fumaça sobre as pistas, o Dnit alerta que é preciso buscar um local adequado para estacionar. Quando diminuir a velocidade, o motorista deve manter a atenção para não frear bruscamente, já que os motoristas que vêm atrás também estão com visibilidade baixa.

Outra variante são os animais silvestres. Os condutores devem ficar atentos aos riscos de acidentes com esses animais porque eles fogem dos incêndios. Para manter a segurança dentro do veículo é importante fechar os vidros, manter distância do veículo da frente, trafegar com farol baixo aceso, não ligar o pisca alerta com o veículo em movimento e não parar na faixa de rolamento. O número de emergência do Corpo de Bombeiros é 193.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário